Oficina do Cartosoft reúne participantes interessados em solucionar as dúvidas sobre o sistema

As principais funções do Cartosoft foram os assuntos abordados na oficina que contemplou 183 pessoas durante o Congresso do Recivil realizado na cidade de Caeté.

A oficina foi realizada com uma média de 40 pessoas por turma, que acompanharam, por cerca de uma hora, as explicações do instrutor e analista de desenvolvimento do Recivil, Deivid Almeida. 

Oficina do Cartosoft reuniu pessoas interessadas em tirar as dúvidas sobre o sistema

 

O instrutor falou de uma forma resumida sobre os módulos de nascimento, casamento, óbito e livro E, além do reconhecimento de firma, autenticação e escritura, atos de notas que já podem ser feitos pelo Cartosoft. Os alunos acompanharam, na prática por meio de notebooks, todas as explicações e simularam na hora os registros de nascimento e emissão de segunda via de certidões. 

Um assunto também comentado por Deivid foi em relação a emissão de recibo, que segundo ele foi um módulo bastante pedido pelos registradores, além do cadastro de selos, outra função do sistema que facilita bastante as atividades diárias das serventias. “O sistema gera o estoque de qual selo foi usado, em qual dia e por qual pessoa”, explicou o analista de desenvolvimento. 

O instrutor Deivid Almeida explicou os principais módulos do sistema

Grande parte dos participantes das cinco turmas que foram realizadas já possuía o Cartosoft e aproveitaram a oportunidade para tirar algumas dúvidas, como foi o caso da Oficiala de Itacarambi, Letuza ferreira Peixoto. “As explicações foram muito esclarecedoras, e vieram tirar algumas dúvidas que tínhamos pelo fato de não termos o conhecimento técnico de informática, apesar do entendimento do sistema ser bem fácil”, explicou a Oficiala, que já utiliza o Cartosoft há três anos. “Me ajuda demais no dia a dia, sem ele eu não consigo trabalhar”, completou Letuza.  

Outra questão comentada pelo instrutor e que chamou a atenção dos participantes foi a possibilidade que o Cartosoft traz de identificar se o número de matrícula de determinada certidão é verdadeira ou não. Para isso basta clicar na opção “gerador de matrícula”, disponível na tela inicial do sistema, e preencher os números que compõem a matrícula. Após gerar a matrícula é só conferir se o dígito verificador está igual ao que foi gerado pelo Cartosoft. 

Ao final da oficina aqueles que ainda não possuíam o Cartosoft receberam um CD para instalação do sistema. Todos os alunos receberam uma declaração de participação e uma apostila para acompanhar as aulas. 

Oficina recebeu 183 pessoas durante o V Congresso estadual