Oficina sobre Cartosoft é bastante procurada durante o III Congresso Estadual

Durante o III Congresso Estadual dos Registradores Civis de Minas Gerais, realizado entre os dias 21 a 23 de novembro, no Hotel Fazenda Tauá, em Caeté, diversos oficiais, substitutos e funcionários dos cartórios de registro civil do Estado participaram da oficina sobre o Cartosoft.

 

As oficinas aconteceram na sexta-feira na parte da tarde, e no sábado, durante todo o dia paralelamente às palestras que ocorreram no salão principal. O instrutor Deivid Almeida, analista de desenvolvimento do departamento de Tecnologia da Informação (TI) do Recivil, falou aos participantes da oficina sobre a criação do sistema, as principais dúvidas, como instalar, como utilizar o sistema no dia a dia, principais funções, como emitir os principais relatórios obrigatórios, etc. As oficinas também contaram com o apoio da assistente administrativo do TI, Eliane Carvalho, que trabalhou como monitora durante as explicações do instrutor.

 

Oficina do cartosoft foi ministrada pelo analista de desenvolvimento do departamento

de Tecnologia da Informação (TI) do Recivil, Deivid Almeida.

 

O Cartosoft foi desenvolvido para atender as necessidades do oficial e dos escriturários no dia-dia de uma serventia do Registro Civil. “Eu achei muito bom. O pessoal demonstrou muito interesse em aprender o manuseio do Cartosoft. Um dos fatores que as pessoas tinham mais dúvidas era no processo de instalação”, disse Deivid. 

 

O instrutor ainda falou sobre os módulos do sistema. “Um dos módulos que foquei foi a parte de administração de selos, caixa, estoque; inclusive muitas pessoas não sabiam que existia essa ferramenta. Os relatórios administrativos como DAP, DAE, SISOB, IBGE e atos gratuitos foram bastante elogiados pelos participantes, porque são relatórios que o sistema emite sem precisar fazer lançamentos manual”, contou.  

 

“Ao contrário dos outros anos onde o tumulto foi muito grande, pois o espaço era pequeno e várias pessoas queriam informações ao mesmo tempo, este ano foi excelente, porque mais oficiais tiveram oportunidade de ver como o sistema funciona e até mesmo manuseá-lo”, explicou Eliane Carvalho.

 

Com duração de uma hora, as oficinas do Cartosoft foram tão procuradas que muitos congressistas assistiram as explicações em pé. Uma das pessoas que participou da oficina foi o Oficial substituto do Ofício do Registro Civil e Tabelionato de Notas de Toledo, Carlos Francisco Gomes da Silva. “Foi muito boa, achei sensacional. A gente criou o nosso próprio programa aqui no cartório, e eu gostei bastante do Cartosoft, justamente por causa dos relatórios, que agilizam bastante para a gente”, disse.

 

Congressistas aprovaram a realização da oficina

 

Para o escrevente do cartório de Itapeva, Dalmir Dantas Júnior, a oficina foi bastante esclarecedora. “Tinha vários recursos que eu nem sabia que existiam. Já estou usando o notas pra reconhecimento de firmas e autenticações. Melhorou bastante o serviço, eu gostei demais”, disse.

 

Ao final de cada oficina, os participantes receberam gratuitamente uma apostila sobre o Cartosoft e o CD para instalação do sistema. Foram mais de 100 CD`s distribuídos nas seis oficinas realizadas durante o Congresso.