Divinópolis (MG) – O Recivil esteve nos dias 5 e 6 de junho na cidade de Divinópolis, onde realizou a 8ª edição do curso de Cartosoft e Informática, cujo objetivo é o de proporcionar as novidades tecnológicas desenvolvidas pelo Sindicato e disponibilizadas a todos os cartórios de registro civil do Estado de Minas Gerais.
O evento, que está percorrendo todas as regiões do Estado desde o início deste ano, beneficiou não somente as vinte e nove pessoas que compareceram a Divinópolis, mas também a população das cidades contempladas. “O curso do Cartosoft é importante também porque os usuários das serventias que possuem o sistema terão acesso aos serviços com mais agilidade e eficiência”, comentou o supervisor geral do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Jader Pedrosa, que acompanhou o curso auxiliando os alunos na parte prática do sistema.
“O Cartosoft hoje dispõe de diversas funções que auxiliam, em muito, o trabalho diário da serventia de registro civil e que possui anexo a notas também, já que o módulo de desta atribuição está bem avançado e alguns procedimentos como reconhecimento de firma e autenticação já podem ser feitos por meio do Cartosoft”, explicou o analista de desenvolvimento do Recivil e instrutor do curso em Divinópolis, Deivid Almeida. “Com isso o cartório sai ganhando em agilidade e também na boa imagem que passa aos usuários”, completou Deivid.
O analista de desenvolvimento do Recivil comentou sobre as diversas funcionalidades do sistema
Durante os dois dias do curso, o instrutor explicou aos alunos todas as funções do Cartosoft, que foram acompanhadas na prática por meio de notebooks disponibilizados pelo Sindicato. Um dos assuntos comentados foi em relação ao editor de texto, uma ferramenta que possibilita compor, de maneira rápida, os próprios modelos de cada serventia e configurar a impressão de acordo com a preferência do Oficial, como faz a titular do Registro Civil das Pessoas Naturais de Itaúna. “Faço os modelos de acordo com as minhas necessidades, é muito prático”, explicou Rosa Míriam Braz de Matos e Souza Leão.
A cada dia, o sistema vem sendo aprimorado a partir de sugestões dos próprios Oficiais que usam o Cartosoft. Esta, como garante Jader Pedrosa, é uma das vantagens do Cartosoft. “Em todos os cursos que estamos realizando recebemos sugestões dos usuários do sistema, e fazemos questão de atender, sempre que possível, estas sugestões, já que o Cartosoft foi feito para os registradores civis”, explicou.
Oitava edição do curso de Cartosoft e Informática foi realizada na cidade de Divinópolis
Além dos registradores civis de Minas Gerais, Oficiais de outros estados também utilizam o sistema, que foi cedido pelo Recivil. “Temos hoje 956 usuários do Cartosoft, não só de Minas Gerais, como também de outros estados, casos do Rio Grande do Norte e do Ceará, que conheceram as vantagens do programa e o solicitaram para ser utilizado por seus associados”, explicou Deivid.
O curso ainda contou com as explicações do técnico em informática, Carlos Rafael Medeiros, sobre a Intranet, e do advogado do Recivil, Felipe Mendonça, sobre os novos modelos de certidões e o envio dos relatórios aos diversos órgãos públicos.
Para a Oficiala de Itaúna, o curso foi bom para esclarecer algumas dúvidas e expor as funções do Cartosoft. “Não tinha conhecimento de algumas funções que existem e facilitam ainda mais o nosso trabalho”. Miriam comentou ainda que já teve outros programas, mas hoje utiliza somente o Cartosoft. “Fiz a migração dos dados e não tive problema nenhum. Sou fã número um do Cartosoft”, disse sorrindo a Oficiala, que sempre quando tem alguma dúvida sobre o sistema entra em contato com o Recivil e é sempre muito bem atendida. Ela ainda deixou um recado para os colegas. “Minas inteira tinha que aderir ao Cartosoft”, sugeriu.
Vinte e nove pessoas participaram do curso promovido pelo Recivil