Desde o mês de março, o Sindicato disponibiliza uma qualificação voltada para os oficiais e colaboradores dos cartórios de RCPN em Minas Gerais, que tem como objetivo a adequação às novas regras de proteção de dados. O curso “LGPD on-line” já ultrapassou 290 alunos, com duração 36 minutos, o conteúdo está disponibilizado no Webrecivil.
Ministradas pelo encarregado de LGPD da entidade, Alberto Mendes, e pelo escrevente do cartório do Barreiro, Carlos Raniere, as aulas visam garantir a conformidade ao Provimento n.134/2022. Vale lembrar que serventias precisam estar adequadas às novas regras de proteção de dados, cumprindo o inciso IX do art. 6º do Provimento.
O acesso, por meio da plataforma Webrecivil, deve ser feito através do CPF e nome do usuário, para garantir a identidade e a segurança das informações. Além disso, cada participante receberá um link exclusivo para acessar o curso, que será enviado por e-mail após a confirmação da inscrição. Para garantir que o inscrito assista até o final, a capacitação também contará com um código aleatório que aparecerá em diversos momentos da exibição.
Confira alguns depoimentos de alunos satisfeitos com o curso:
“A capacitação sobre LGPD foi de fundamental importância para esclarecer dúvidas sobre as adequações que as Serventias precisavam fazer a respeito da LGPD. De uma forma muito didática e fácil, a capacitação entregou ótimos resultados para o melhor entendimento do assunto abordado. Parabéns a todos os envolvidos!”, Sabrina Barbosa da Silva, escrevente em Capim Branco (MG).
“O novo treinamento sobre LGPD oferecido pelo RECIVIL, surge como uma ótima oportunidade para a capacitação dos profissionais que atuam no âmbito das serventias extrajudiciais se atualizarem sobre as diretrizes a serem observadas na execução de um plano de ação que tem por escopo consignar os principais parâmetros da LGPD.
O curso oferece conteúdos basilares para a compreensão das práticas internas e externas vinculadas ao tratamento de dados pessoais ao apresentar a definição de conceitos, critérios e ferramentas que serão utilizadas desde a realização do diagnóstico inicial da gestão de dados até as análises das lacunas e riscos na atividade registral.
Vejo com entusiasmo esta iniciativa de fomentar o estudo do tema e avalio o curso de forma positiva. Como resultado de um criterioso trabalho técnico da equipe do RECIVIL, no qual é possível perceber o comprometimento do Sindicato em oferecer conteúdo de qualidade para habilitar oficiais e colaboradores neste processo de adequação da LGPD às atividades desenvolvidas no RCPN”,
Maria Cecília Magalhães Chaves, escrevente em Montes Claros (MG).