Penitenciária de Teresina recebe o projeto identidade Cidadã no Sistema Prisional

Teresina (PI)– No dia 23 de agosto a equipe de projetos sociais do Recivil realizou mais uma etapa do projeto “Identidade Cidadã no Sistema Prisional”. Mais de 140 internas da Penitenciária Feminina de Teresina foram atendidas pela iniciativa.


Para Elizangela de Macedo, gerente de humanização e reintegração social, a emissão da certidão vai garantir que as internas consigam outros benefícios futuramente.

 

equipe do Recivil atende detentas da Penitenciária Feminina de Teresina


“Estamos recebendo o Recivil com o propósito de nos ajudar na emissão de documentos. Este é um trabalho que vai proporcionar aos internos, dentro do presidio, a garantia de alguns direitos, pois a base documental é a certidão de nascimento, proporcionando a eles a condição de participarem de Projetos Sociais, programas federais, política de saúde, politica de educação e quem sabe ao próprio trabalho externo”, explicou Elizangela.


A assistente social da Penitenciária, Margareth Martins, também agradeceu o trabalho do Recivil. “Nossa maior dificuldade no serviço social é a falta de documentação. Com essa certidão de nascimento vamos poder agilizar outros documentos. A falta de documento, às vezes, atrasa até o processo de progressão da  pena das internas aqui no presídio,” destacou ela.


O Identidade Cidadã no Sistema Prisional é um projeto do Depen, em parceria com o Recivil e com a Anoreg Brasil, para a emissão da documentação civil básica em presídios de todo o país.


O Recivil é responsável pela captação dos dados dos detentos e emissão da segunda via da certidão de nascimento ou casamento, ou mesmo a realização do registro tardio.


Além do Piauí, neste ano já foram visitados os estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espirito Santo e Alagoas.

 

Recivil já visitou seis estados com o projeto Identidade Cidadã apenas em 2016.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Renata Dantas)