Poços de Caldas recebe projeto destinado ao público cigano

Mais uma vez os ciganos foram o público alvo dos mutirões de cidadania realizados pela equipe de projetos sociais do Recivil, que também contou com a participação do Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais de Poços de Caldas, por meio da Oficiala Radegonda Carpegeani de Moura Gavião.


 


A 5ª etapa do projeto Cidadania dos Ciganos e Nômades Urbanos aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de novembro, e atendeu ciganos e demais moradores de Poços de Caldas. Para a Oficiala Radegonda Carpegeani, o projeto foi excelente e deveria ser feito em outras cidades. “Achei muito interessante. Foi positivo, porque nunca havia tido nenhum tipo de ação fora do cartório, e isso deveria ser repetido mais vezes, em outras cidades. Foi feito um trabalho excelente, e isso tem que ser divulgado, porque as pessoas não estão acostumadas com este tipo de serviço fora do cartório”, disse a Oficiala.


 



Ciganos procuram atendimento oferecido pelo Recivil


 


Ainda segundo a Oficiala, muitos ciganos já fixaram residência no município e sabem da necessidade e importância da documentação. Radegonda disse ainda que ela mesma já fez campanha para que os ciganos buscassem o registro de nascimento. “Os ciganos aqui são bem politizados, e geralmente comparecerem ao cartório para fazer o registro”, explicou. 


 


Um grande número de certidões de nascimento foi entregue no mesmo dia às pessoas, para que elas ainda pudessem tirar a carteira de identidade, que também foi oferecida durante o projeto.


 



Crianças ciganas mostram as carteiras de identidade conseguidas durante o mutirão realizado pelo Recivil


 


Além do cartório de Registro Civil, o projeto ainda teve o apoio e a participação do juiz, Márcio Silva Cunha; do promotor, Glaucir Antunes Modesto; do defensor público, Bruno Pinto Rodrigues; do prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva e do serviço de identificação da Polícia Civil Regional de Poços de Caldas, que realizou a confecção das carteiras de identidade.


 


O projeto Cidadania dos Ciganos e Nômades Urbanos é uma parceria do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDHPR) e a Secretaria Especial de Políticas de Igualdades e Promoção Racial, cujo objetivo é o combate ao sub-registro.


 


O município de Poços de Caldas foi indicado pela SEDHPR para fazer parte do projeto, porque abriga um contingente grande de ciganos, além de ser rota cigana entre os estados de Minas Gerais e São Paulo e ter como sede o Cedro (Centro de Estudo e Direitos Romani), que tem como dirigentes líderes ciganos e também da Comissão dos Direitos Humanos e Igualdade Racial.


 


Durante os três dias de evento foram realizados 106 pedidos de segundas vias de certidões de nascimento, 10 de casamento, 307 fotos 3×4 e 205 carteiras de identidade.


 



Quinta etapa do projeto Cidadania dos Ciganos e Nômades Urbanos


aconteceu na cidade de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais