O curso de pós-graduação em Direito Notarial e Registral, ministrado pelo Pitágoras em parceria com o Recivil, abriu inscrições para a segunda turma e tem previsão de início das aulas em abril deste ano. A primeira turma do curso encerrou as atividades do primeiro módulo em fevereiro último e a maioria dos participantes aprovou a estrutura do ensino utilizada pela instituição.
Cerca de 50 pessoas formaram a primeira turma do curso. Segundo o consultor comercial do Pitágoras, Ricardo Friche, o atendimento diferenciado oferecido pela instituição é o que mais valoriza o curso.
“Busco dar atendimento diferenciado e manter os laços e a comunicação com os alunos. Neste curso principalmente, percebo que os alunos são acolhedores. Nosso atendimento visa facilitar o processo de interação entre o aluno e a instituição e estamos sempre em busca de atender as necessidades deles, facilitando o processo desde a matrícula até o final do curso”, comentou Ricardo.
O curso de pós-graduação é oferecido na modalidade à distância, o que facilita o aprendizado principalmente das pessoas que moram no interior e não têm facilidade para se deslocar até a capital com freqüência.
A segunda turma da pós-graduação em Direito Notarial e Registral deverá inicar as aulas em abril próximo. Serão realizados quatro encontros presenciais na cidade de Belo Horizonte. O primeiro deles na inauguração do curso e os demais ao final de cada módulo.
O curso tem a duração total de 360 horas/aula, o que equivale a 12 meses de aula teórica mais três meses de prazo para a realização do trabalho de conclusão do curso.
Para o coordenador da pós-graduação à distância em direito notarial e registral do Pitágoras, Afonso Celso Bretas, a qualidade do aprendizado dependerá muito da disciplina e da motivação do aluno. Assim como num curso presencial, a vontade de aprender e a dedicação do aluno são essenciais para o sucesso do aprendizado. “O curso não se faz sozinho, existe o papel do professor, o papel da instituição de ensino e também o papel do aluno”, afirmou o coordenador.
Quem faz coro com ele é a aluna da primeira turma, a oficiala da cidade de Curvelo, Fernanda Murta. “Estou gostando do curso, no entanto o acúmulo das matérias às vezes me atrapalha. É preciso muita disciplina para acompanhar o andamento da pós-graduaçao,” comentou.
As aulas da pós-graduação são gravadas em estúdios de alta tecnologia e possuem a duração de 25 minutos cada uma. Os alunos ainda têm atividades relacionadas a cada aula, além de participarem de fóruns de discussão. Já as avaliações são aplicadas presencialmente ao final de cada módulo.
“É preciso ficar atento aos prazos e atividades, não é por ser realizado à distância que o curso exija menos do aluno, muito pelo contrario, se não houver assiduidade e disciplina será impossível ao aluno acompanhar o processo e alcançar um bom resultado”, afirmou Flávia Mendes, aluna da primeira turma.
A assistente acadêmica do curso, Hindiaty Vieira, afirmou que a adaptação da primeira turma com a modalidade à distância foi tranqüila.
“Esta turma foi muita tranqüila em relação à modalidade EAD (ensino à distância). Os alunos se adaptaram rapidamente. Não tive reclamações neste sentido. Mas é sempre bom lembrar que a assiduidade é o ponto mais importante neste processo de aprendizado”, explicou Híndi, como é carinhosamente tratada pelos alunos.
Ambiente online reestruturado
Para a segunda turma da pós-graduação, o Pitágoras trabalhou para melhor atender aos interessados. O ambiente virtual, onde ficam disponibilizadas as aulas, foi reestruturado para facilitar a interação entre professor e alunos. Novas ferramentas foram inseridas no espaço de ensino virtual. De acordo com os responsáveis, este ambiente está mais flexível, estável e com uma aparência mais amigável.
Ricardo Friche avalia positivamente esse avanço dos cursos EAD, “hoje o ensino EAD está sendo muito procurado pelo mercado, e não é diferente com a classe cartorial. O dia a dia é muito corrido e pouca gente tem tempo pra se deslocar até uma instituição de ensino e ficar longas horas ali. O que mais atrai é com certeza a flexibilidade de horários do ambiente virtual”.
Os interessados em participar do curso devem procurar o Pitágoras pelo telefone (31) 21112300 ou através do site www.pospitagoras.com.br.