Inovação tecnológica é feita com muito planejamento e testes. E foi assim que o departamento de Tecnologia da Informação do Recivil lançou o pré-registro de nascimento, tecnologia pioneira no Brasil implantada nesta semana na Central de Registro Civil de Minas Gerais (CRC Minas). Nos últimos seis meses, a equipe de TI começou a desenvolver uma série de soluções para se chegar ao pré-registro.
O projeto desafiador partiu da substituição da Unidade Interligada por uma nova. “Além dos testes internos, chamados de homologação do sistema, homologamos também o sistema já em funcionamento com o cliente. Para as Unidades Interligadas, entramos em contato com o preposto da maternidade e os cartórios. Explicamos sobre a atualização das UI´s, fizemos treinamentos e orientamos o funcionamento do novo sistema até termos a grande maioria das Unidades Interligadas já trabalhando na plataforma nova”, conta o gerente de TI do Recivil, Rafael Ribeiro.
Além das capacitações para finalizar o processo de implantação da nova Unidade Interligada, a área também disponibilizou vídeos tutoriais para facilitar a adequação. Depois, as testagens começaram com a ferramenta do pré-registro em si, primeiro internamente entre colaboradores do setor. Até o momento em que funcionamento do pré-registro de nascimento foi acompanhado junto aos pais de filhos recém-nascidos e o atendimento na Unidade Interligada.
A Unidade Interligada do Hospital e Maternidade Regional de Ibitiré, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi um dos prepostos de cartórios a realizar os testes de funcionamento do pré-registro de nascimento. Nela, a equipe de TI do Recivil orientou pais a iniciar o registro de nascimento através do pré-registro, tudo monitorado. Logo depois, acompanhou a desenvoltura da tecnologia em tempo real.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil