Preparem-se para a certificação digital

Ainda não foi totalmente esclarecido o que é e qual a importância da Certificação Digital, mas podem ter certeza que em breve todos – tanto pessoa física quanto jurídica – terão completo entendimento do assunto, já que a utilização desta ferramenta fará parte do dia a dia em, no máximo, dois anos.

Certificação Digital nada mais é do que um documento de identidade eletrônico que possui dados básicos do titular (nome, e-mail, CPF, etc.); numerações para “chave pública” e “chave privada”, permitindo que o titular compartilhe informações com outras pessoas por meio de criptografia; e o nome e assinatura da AC (Autoridade Certificadora) que emitiu. Diversas empresas – principalmente instituições financeiras e varejistas eletrônicos – já utilizam esta ferramenta como forma de proteção ao cliente.

Além da segurança que este tipo de certificação traz para pessoa física, ela também proporciona facilidades e vantagens para as empresas que optam em utilizá-la.

Se analisarmos em termos de economia, a empresa terá vantagens principalmente no que diz respeito aos processos, pois com a certificação poderá ter redução de custo nesta questão.

Outro benefício oferecido por esta ferramenta, é a diminuição do uso de papel, por conta do meio eletrônico. Por outro lado, este será um dos principais problemas que serão enfrentados por toda a sociedade – tanto empresarial quanto as pessoas comuns -, pois ainda existe a “cultura do papel”, em que todos confiam naquilo em que se tem contato físico, e não no que é capaz de se visualizar somente em uma tela de computador.

Já podemos ver alguns mecanismos que estão funcionando nesse novo sistema de Certificação Digital. O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que engloba a NFE (Nota Fiscal Eletrônica), SPED fiscal e SPED contábil, está a pleno vapor. Além deste, temos também alguns projetos na área de saúde da Previdência Social; no ProUni (Programa Universidade para Todos), criado pelo Ministério da Educação, e claro, no comércio eletrônico e no correio eletrônico – o difundido e-mail.

Autenticidade, integridade, garantia de quem executou a transação; e concessão e restrição de acessos também são outros benefícios oferecidos pela Certificação Digital.

A realidade é simples: a Certificação Digital já está entrando em nosso cotidiano e a sua atuação ampliará muito mais daqui a alguns anos. O próximo passo – tanto para pessoa jurídica quanto física – é se adaptar ao futuro sem documentos em papéis, para diminuir custos, ganhar eficiência e se adequar à modernidade.


 


Fonte: Jornal do Commercio Brasil – RJ – Opinião