Processos das Varas de Sucessões, Registros Públicos e Falências terão tramitação eletrônica no Ceará

Juízes, diretores de Secretaria e funcionários das Varas de Sucessões, Registros Públicos e Recuperação de Empresas e Falências da Comarca de Fortaleza participaram, na tarde desta terça-feira (03/04), de apresentação sobre o Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

Segundo a juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, integrante do Grupo de Trabalho de Sistemas de Gestão Processual de 1º Grau, o encontro teve o objetivo de preparar as unidades para a implantação do processo eletrônico, prevista para ocorrer no dia 30 de abril.

“Buscamos contribuir com conhecimento e informação sobre todas as etapas da implantação, para dar segurança dos benefícios que o processo eletrônico trará”, afirmou a magistrada, ressaltando que as unidades poderão apresentar sugestões para melhoria do sistema.

O juiz Epitácio Quezado Cruz Júnior, também integrante do Grupo, acrescentou que levantamento realizado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) apontou significativa redução do tempo de tramitação das ações virtualizadas. Atualmente, 69 Varas da Capital já operam com o SAJ.

Na reunião, o diretor de Informática do Fórum Clóvis Beviláqua, Gustavo Gondim Pereira, apresentou cronograma das atividades que antecedem a ativação do SAJ nas unidades. As próximas etapas serão os treinamentos de servidores (16 a 20/04), de magistrados e assessores (24 a 25/04), dos setores de Protocolo e Distribuição (26/04) e de agentes externos, como promotores de Justiça, advogados e defensores públicos (27/04).

 

Fonte: TJCE