Programação da Sétima Conferência Estadual de Assistência Social contou com a participação do Recivi

O Recivil participou do primeiro dia da Sétima Conferência de Assistência Social, que foi realizada entre os dias 22 a 24 de outubro, no Sesc de Venda Nova, e que contou com a participação do Diretor Administrativo Financeiro, José Aílson Barbosa, da Coordenadora de Projetos Sociais, Maria Cecília Duarte, da equipe de projetos sociais e da equipe de comunicação do Recivil.

 

                                                

                                                                                                    Abertura da Conferência Estadual de Assistência Social

 

Na abertura, dentre outras autoridades, esteve presente a deputada estadual Elisa Costa, que mencionou o Projeto Cidadania Cigana (projeto idealizado pelo Recivil com o objetivo de erradicar o sub-registro nessa comunidade tradicional), em fase de captação de recursos. “Tenho atuação nos movimentos estudantis e sociais, é preciso dar visibilidade ao problema de sub-registro dos ciganos”, disse a deputada.

O Sindicato aproveitou a oportunidade para exibir aos participantes da Conferência o vídeo sobre o Projeto Caravana da Assistência Social, em que são mostrados os resultados da etapa de São João das Missões, realizada entre os dias 30 de setembro a 4 de outubro em duas aldeias da Reserva Indígena Xacriabá.

 

                                                 

                                                                                     Exibição do vídeo Caravana da Assistência Social – Etapa São João das Missões

 

Esse ano, a Conferência da Assistência Social tem o seguinte tema: Compromissos e Responsabilidades para assegurar Proteção Social pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social). A Conferência é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Custódio Mattos, o evento é uma chance de avaliar e aperfeiçoar as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas em todo Estado. “É uma ocasião ímpar para se compartilhar experiências, discutir problemas e para aperfeiçoar o sistema. É também uma oportunidade para ouvirmos a avaliação do nosso trabalho por aqueles que são nossos interlocutores, que executam as políticas nos municípios”, observou o secretário.

 

Outra meta da conferência, de acordo com o secretário Custódio Mattos, é tornar a assistência social uma política integrada com outras políticas públicas. Por exemplo, fazer com que o Programa Bolsa Família não seja apenas da assistência social, mas um serviço que integre saúde, educação, além de desenvolvimento, de maneira com que as pessoas envolvidas tenham oportunidade de promoção social e auto-sustentabilidade.

 

                                                 

                                                                                     Secretário Custódio Mattos e Subsecretária Maria Albanita Roberta de Lima

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil