O projeto Cartórios de Registro Civil Promovendo Cidadania, idealizado pelo Recivil, foi realizado em mais três cidades mineiras durante o mês de novembro. Nos dias 12, 13 e 14, foi a vez das cidades de Frei Gaspar, Itambacuri e Ouro Verde de Minas, respectivamente.
Em Frei Gaspar, a ação aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que recebeu diversos moradores interessados em obter a segunda via das certidões. A registradora civil Luciana da Fonseca e os funcionários do cartório participaram do projeto, juntamente com a equipe do CRAS. Segundo Luciana, a execução de projetos sociais como este “confirma o compromisso do Registro Civil em contribuir para que as pessoas tenham acesso ao pleno exercício da cidadania”.
A registradora Luciana da Fonseca (dir.) com funcionários do CRAS e moradores contemplados com o projeto.
Em Itambacuri, a ação também ocorreu no CRAS da cidade, e resultou em 229 pedidos de segundas vias de certidões. A oficiala Liliane Martin Freire Abu Kamel aprovou a participação dos oficiais de Registro Civil in loco. E agradeceu a atuação do departamento de Projetos Sociais do Recivil e a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Cada um precisa fazer sempre a sua melhor parte para o bem comum e propagar que cada “direito” anda de mãos dadas com o amigo “dever” e juntos realizam boas ações em benefício da sociedade”, ressaltou Liliane.
Liliane Martin Freire Abu Kamel: “Cada um precisa fazer sempre a sua melhor parte para o bem comum”
Mais uma vez, o Centro de Referência da Assistência Social foi o local para receber o projeto Cartórios de Registro Civil Promovendo Cidadania em Ouro Verde de Minas. A oficiala do cartório de Registro Civil, Aurora Vieira de Araújo; a oficiala substituta, Raquel Alves Flores; e os funcionários do CRAS fizeram o atendimento à população.
“É com imensa satisfação que estamos compartilhando com o Recivil o projeto, que visa atender a população carente contribuindo no processo da regularização da documentação básica, reduzindo assim as desigualdades sociais, para que o cidadão exerçam seus direitos na sociedade”, explicou Aurora.
Cartório de Registro Civil e CRAS trabalharam em parceria no atendimento aos moradores de Ouro Verde de Minas
Esta sétima etapa do projeto resultou em 305 atendimentos. O Promovendo Cidadania visa contribuir com a erradicação da pobreza e da marginalização e redução das desigualdades sociais através da regularização da documentação civil básica.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil