Projeto “Cidadania Para Todos” leva informação a casais em São Benedito

União estável, ciúmes, casamento, filhos, herança, foram alguns dos temas abordados nas palestras que aconteceram em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, no último dia 18, para casais moradores do distrito de São Benedito.  Ao todo, trinta pessoas assistiram atentamente às palestras sobre “União estável x Casamento”, ministrada pela Oficiala Nívia Maria de Carvalho, e “Família Feliz” que teve como palestrante a Educadora Social Aurete Alcântara, que também é Conselheira de Segurança Pública e ex-membro do Conselho Tutelar de Santa Luzia.

A promoção dessas palestras faz parte do cronograma de ações para execução do Projeto “Cidadania para Todos” que será realizado no dia 25 de agosto, na Praça da Juventude, em São Benedito. Essas palestras visam conscientizar os casais sobre a importância de transformar a união estável em casamento, e aborda pontos importantes sobre efeitos jurídicos da união estável e do casamento. “Eu acho muito importante ações como essa, porque a população é muito desinformada (…) Procurei abordar pontos importantes como a mudança de nome e explicar os conceitos e os preconceitos existentes no processo de união estável e casamento”, afirmou Nívia Carvalho, Oficiala do Cartório de Registro Civil de Ibirité. 

O projeto “Cidadania para Todos” surgiu da iniciativa do jornalista Souza Santana, que procurou o Recivil para viabilizar a realização do mutirão da cidadania em São Benedito. A prefeitura de Santa Luzia é parceira na realização do projeto e está, através da Secretaria de Ação Social, mobilizando órgãos importantes na tentativa de oferecer o maior número de serviços à população durante o evento.

Na última sexta feira, a coordenadora de Programas Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte, esteve mais uma vez em Santa Luzia para acertar os últimos detalhes do evento.  Participaram da reunião na Secretária de Ação Social da Prefeitura representantes do DRT, do Conselho Tutelar, APAE, Caixa Econômica Federal, além de outros convidados.

Para o dia do evento está prevista a realização de um casamento comunitário em que os noivos, já casados oficialmente em cartório, participarão de um ato simbólico no qual cada casal receberá sua certidão de casamento. Serão 58 casamentos realizados no Cartório de Registro Civil e Notas, em São Benedito, e conta com total apoio e participação do Oficial Alan Kardec Guimarães Brito e o Juíz de Paz Zilar Fernandes de Almeida.

Todos que participarem do evento na Praça da Juventude, além de terem a possibilidade de adquirir novos documentos, poderão conferir de perto o ônibus de Programas Sociais do Recivil. O ônibus, além de servir como meio de transporte nas viagens realizadas pela equipe de Projetos Sociais do Sindicato, será um verdadeiro Cartório Itinerante, que possibilitará a emissão de segundas vias de certidões no próprio local onde estiverem sendo realizadas as ações sociais. 

                                

                                                      (esq. para dir.) Aurete Alcântara, Sousa Santana, Nívia Maria de Carvalho,

                                                                                     Maria Cecília Duarte, Tarcísio Borges Cordeiro

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil