Nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, teve início o projeto Ministério Público Itinerante de 2020. Os primeiros municípios a receberem o mutirão foram Bandeira, Mata Verde e Palmópolis, da comarca de Almenara.
O Ministério Público Itinerante visa oferecer à população carente orientações e atendimento em relação às diversas áreas de atuação do Ministério Público, além de serviços oferecidos pelos parceiros.
Foram 183 atendimentos realizados pelos cartórios de Registro Civil durante os três dias de projeto. O registrador civil de Bandeira, Cláudio dos Santos Pereira, falou sobre a participação do cartório no evento. “Foram realizadas emissões e retificações de certidões que, aliadas a outros serviços importantes, ofereceram à população atendida instrumentos essenciais ao exercício da cidadania. Direitos básicos como acesso aos sistemas de saúde e educação, participação nas decisões coletivas e a própria liberdade individual dependem do Registro Civil”, pontuou Cláudio.
(esq. para dir.) Ana e Sérgia (coordenadoras do Secretaria de Assistência Social), Antônio Rodrigues (prefeito), Cláudio dos Santos Pereira (registrador civil), Ana Clara (advogada da Prefeitura) Edinalva Santos Marques (técnica de enfermagem)
Mata Verde foi o município que teve o maior número de atendimentos. Foram 93 no total. Segundo o oficial Aristides Marcel Costa Almeida, foi com muita satisfação que ele e seus funcionários, Leandro Martins e Raiane Martins, receberam o MP Itinerante. “Temos trabalhado arduamente em busca de ajudar a nossa população através de nossa serventia, e me sinto lisonjeado em perceber que temos muitos parceiros no qual se empenham em trazes benefícios sociais a nossa região. (…) À equipe do Recivil deixo o meu agradecimento por fortalecer cada dia mais nossa classe, um órgão empenhando e eficaz, sempre atuantes e buscando o melhor para os seus filiados”, disse.
Foi grande a procura dos moradores de Mata Verde pelos serviços de Registro Civil
O último município a receber o MPI foi Palmópolis. Pela segunda vez, os moradores aproveitaram os serviços oferecidos durante o projeto. “Reviver o Projeto MP Itinerante em nossa cidade foi fantástico, principalmente, porque dessa vez tivemos a oportunidade do contato direto com o público. Fornecemos não tão somente segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, levamos acima de tudo informação, direito e a certeza de que nossa comunidade poderá contar sempre com uma prestação de serviço justa e igualitária. O que fica é o sentimento de dever cumprido e gratidão por ser parceiro de um projeto sério e de tamanha grandeza”, ressaltou a oficiala Haialla Meire Sousa Dutra Amorim.
Palmópolis recebeu pela segunda vez o projeto MPI
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil