Projeto promove seis casamentos coletivos no Paraná

Casais das cidades de Ortigueira, Imbaú poderão oficializar sua relação, gratuitamente, em uma grande cerimônia coletiva hoje. Amanhã e na sexta-feira serão casais de Jaguariaiva, Ibaiti, Ventania e Tibagi. No total, 355 pares participarão do “Dia do Sim”, como parte do projeto “Irpen na Comunidade”, realizado pelo Instituto do Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná (Irpen-PR) em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) e o Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen) há um ano e meio.

 

De acordo com o diretor de registros de títulos e documentos da Anoreg-PR e presidente do Irpen-PR, Arion Cavalheiro, o projeto é uma demonstração da preocupação dos cartórios em cumprir o seu papel social e apoiar a população. “Muitos desses casais aguardam anos pela oportunidade de casar oficialmente, especialmente porque nem sempre podem arcar com os custos”, explica. Foi com esse pensamento que, até outubro de 2015, o “Irpen na Comunidade” promoveu mais de 4 mil uniões legais.

 

Todos os participantes do Dia do Sim residem nas cidades dos eventos, são de diferentes faixas etárias e ninguém terá que desembolsar alguma quantia para participar da cerimônia. Cavalheiro conta que o casamento coletivo tem como objetivo dar oportunidade a todos, em um grande momento de realização. Normalmente, são conversões de união estável em casamento, ou seja, pessoas que já vivem juntas e buscam regularizar sua situação.

 

Nas cidades de Ortigueira e Ibaiti, a cerimônia será oficializada por um Juiz de Paz. Já em Imbaú, Jaguariaiva, Ventania e Tibagi, será um juiz de direito.
O casamento coletivo contribuiu no aumento do número de casais registrados nos últimos anos. De acordo com um levantamento realizado pela Anoreg-PR, entre 2010 e 2014, a procura pela união aumentou 21%. O projeto “Irpen na Comunidade” já percorreu cerca de 70% do Paraná.

 

 

Fonte: Bem Paraná