Projeto realiza exames gratuitos de reconhecimento de paternidade no Pará

Exames fazem parte do projeto Pai Legal para confirmação de paternidade. São contemplados moradores de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.


O núcleo regional da Defensoria Pública do Baixo Amazonas começou nesta terça-feira (8) a realizar exames de paternidade gratuitos em Santarém, oeste do Pará. O exame faz parte do projeto Pai Legal e visa atender moradores de Santarém,  Belterra e Mojuí dos Campos.


Uma jovem, que não quis ser identificada, trouxe a filha e o possível pai para coletar amostras de sangue que definirão o registro de nascimento. “Estava aí já há um tempo e a gente decidiu vir fazer porque ele [pai] não queria, dizia que não era dele”, afirma.


Quem desejar fazer os exames pelo projeto vai evitar gastar em média R$ 800, que é o custo normal. Após a coleta do sangue do pai, da criança e da mãe, o resultado demora em média três meses para ficar pronto.


O projeto quer estimular o reconhecimento extrajudicial e voluntário de paternidade de crianças e adolescentes que não usufruem desse direito. “É necessário que a criança esteja registrada só no nome da mãe. Já teve situação que chegou aqui hoje em que a criança não tem o registro de nascimento, e precisa, porque o registro é o documento que vai para o laboratório, junto com a documentação da mãe e do suposto pai. Não precisa de jejum, as pessoas podem se alimentar. O que vai ser pesquisado é o DNA e não o sangue. [São necessários] Identidade, CPF e comprovante de residência do pai e da mãe”, afirmou a coordenadora do projeto Pai Legal, Rosilene Barros.


Os interessados em fazer o exame de DNA, devem procurar a Defensoria Pública, na avenida Marerchal Rondon, das 8h às 15h, até o dia 15 de abril.

 

Fonte: G1