Proporção de homens casados é maior do que a de mulheres

RIO – A família brasileira tinha em média 3,1 pessoas em 2009, revela a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad). A pesquisa mostra que a maior parte dos brasileiros estava casada (45,8%). Os solteiros representavam 42,8% da população. No entanto, havia maior proporção de homens casados que de mulheres. Eles eram 33,078 milhões que tinham casamento registrado em cartório ou 47,6% do total de homens, enquanto que entre mulheres esse percentual era de 44,2% do total de mulheres. A proporção de casados entre os homens superava a de mulheres no grupo de 35 a 39 anos.

Uma das hipóteses que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalha para esse percentual maior de homens casados é o recasamento. Ou seja, é mais fácil imaginar que o percentual de homens divorciados que "tentam de novo" é maior que o de mulheres, que normalmente ficam com a guarda dos filhos e podem ter mais dificuldade de encontrar um novo parceiro.

-Isso pode ser uma possibilidade, que o homem quando se separa volta a se casar, enquanto que a mulher menos – considera Cimar Azeredo, gerente da pesquisa.

As mulheres também são maioria entre as viúvas. A resposta, na avaliação do IBGE, está na expectativa de vida das mulheres, superior a dos homens.

Os estados da região Norte são os que concentram maior parte de solteiros do país. O Amapá era o Estado com maior proporção de solteiros (63,9%), seguido pelo Amazonas e pelo Pará. O Rio de Janeiro tinha uma das menores proporções de solteiros entre a população (37,9%), "ganhando" apenas de Santa Catarina (33,1%).
 

Fonte: Extra Online