Uma quadrilha especializada em venda de dados sigilosos de milhões de brasileiros foi denunciada no início de fevereiro pelo repórter Agostinho Teixeira, da Rádio Bandeirantes.
O grupo comercializa as informações da Receita Federal, da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de uma base de dados de 582 servidores em discos rígidos (HD) de 400 gigabytes para ambulantes do centro de São Paulo por até R$ 5 mil.
Já estes, revendiam o material em CDs para empresas de Telemarketing. Para dar publicidade ao trabalho, o bando enviava para todo o Brasil 350 milhões de e-mails oferecendo os produtos.
O chefe da quadrilha, Ricardo Barreto, que mora em Teresina (PI) e continua solto, explicou ao repórter da Rádio (sem saber que estava sendo gravado) como obtinha os dados. "A obtenção desses dados ocorre de uma forma quase espontânea. Temos entre 80 e 90 parceiros e fazemos uma troca constante de dados", explicou Ricardo.
O criminoso também admitiu à reportagem que não se sente culpado pelo que faz. "Em relação a isso [dar algum tipo de problema], pode ficar tranquilo. Pode dormir em paz", respondeu ao repórter.
A Delegacia Geral do Estado do Piauí prometeu investigar o caso, mas até o momento, ninguém foi preso.
Clique nos links abaixo e veja a repercussão do caso na mídia:
http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000843035/pi-delegacia-promete-investigar-quadrilha-que-vende-dados-pessoais.html
http://www.odiariodonoroeste.com.br/quadrilha-vende-hd-com-informacoes-de-todos-os-cidadaos-brasileiros/
http://noticias.band.uol.com.br/cidades/noticia/100000842848/quadrilha-vende-dados-pessoais-de-brasileiros.html
http://www.scoopnest.com/pt/user/RBandeirantes/826049977264775170