Recivil atende unidades prisionais de 12 cidades mineiras

(Belo Horizonte-MG) Durante o mês de abril, o Recivil levou o Projeto Resgatando a Cidadania para unidades prisionais de 12 cidades do estado. Foram beneficiadas unidades dos municípios de Santa Luzia, Sete Lagoas, Rio Piracicaba, Andradas, Poços de Caldas, Alfenas, Campos Gerais, Boa Esperança, Três Pontas, Vespasiano, Oliveira e Lagoa da Prata.

 

Nessa etapa a equipe de Projetos Sociais esteve também no Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano. O presídio é o único no estado e o primeiro no país a abrigar detentas com os filhos até o primeiro ano de vida.

Atendimento Centro de Referência à gestante

A unidade possui alojamentos sem grade, com cama e berços individuais e as portas ficam abertas. O local ainda dispõe de lavanderia, área de convivência, refeitório, enfermaria, consultório odontológico e médico.

 

Atualmente com 62 presas, o centro recebe gestantes a partir do sétimo mês de gravidez. A maioria dos profissionais que atua na unidade tem formação na área da saúde, contribuindo assim para a humanização da pena, e garantindo atendimento em casos de emergência, além do auxílio nos primeiros cuidados com os recém-nascidos. A maioria dos partos são realizados no Hospital Sophia Feldman e o cartório de Vespasiano tem uma parceria com a unidade para o registro das crianças.

 

Após completar um ano, a justiça decide sobre a guarda dos menores, preferencialmente para familiares próximos das presas. Em raros casos existem famílias guardiãs que se responsabilizam pela guarda da criança até o alvará de liberdade da detenta.

Equipe Recivil  junto a Assistente Social da Unidade,  Dyane Drumond Tomaz, e as assistentes sociais da SEDS, Tânia Villanova Fernandes e Maria Aparecida Guimarães.
 

A assistente social, Dyane Drumond Tomaz, que presta serviços há quatro anos na unidade, informou que o trabalho lá desenvolvido é diferenciado em relação aos demais presídios. “Aqui no Centro de Referência prevalece o vínculo familiar onde buscamos humanizar a pena nesse momento tão sensível da mulher”, informou Dyane.

 

O presídio se destaca também por oferecer escola, atividades laborais, além da parceria com empresa de confecção de cadeiras em vime e cozinha com a produção de pães.

Jobert de Sousa (Diretor de Saúde e Atendimento Psicossocial), Douglas Cussolin (Diretor Geral Presídio de Andradas),

Paulo Risso (Presidente do Recivil), Helil Bruzadelli (Superintendente de Atendimento ao Preso)

 

Projeto Social também participa da Ação Global

 

No dia 26 de abril, o Recivil foi parceiro do Sesi e Rede Globo em mais uma Ação Global, no Complexo esportivo do Vale do Jatobá.

 

Atendimento Ação Global

O evento atraiu mais de 24 mil pessoas. O tema desse ano foi a mulher e sua importância para a qualidade de vida da família.

 

O setor de documentação foi um dos mais procurados pela população, que aproveitou a oportunidade para renovar seus documentos gratuitamente.

 

A equipe do Projeto Social realizou o pedido de 167 certidões nascimentos, 43 certidões de casamento e 07 certidões de óbito. A ação visa oferecer as comunidades carentes serviços de qualidade de vida e cidadania.