No último dia 14 de maio, os presidentes do Recivil, Paulo Risso, e da Serjus-Anoreg/MG, Roberto Andrade, estiveram presentes na cerimônia de abertura do 7◦Encor – Encontro da Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais, para o lançamento da segunda edição do Compêndio das Principais Leis e Atos Administrativos referentes aos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais.
Na ocasião, os representantes das três entidades, o Corregedor Geral de Justiça, Dr. Célio César Paduani, o presidente do Recivil, Paulo Risso e o presidente da Serjus-Anoreg/MG, Roberto Andrade, entregaram ao Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Dr. Nilson Naves, um exemplar da obra.
Representantes das três entidades entregam um exemplar do Compêndio ao Ministro do STJ Dr. Nilson Naves
Em seu discurso, Paduani chamou a atenção dos presentes quanto ao profissionalismo e a competência intelectual dos magistrados mineiros. O corregedor elogiou ainda a parceria entre o Poder Judiciário e o serviço Extrajudicial.
“Esta parceria é auspiciosa e notável. Sempre procurei, desde o dia em que assumi a Corregedoria, me aproximar dos notários e registradores. Ora, a missão da Corregedoria não é punir ninguém, mas orientar. Fiscalizar faz parte da nossa atividade, mas fundamentalmente orientar. A aproximação é importante não só para o cartório, mas também para a Corregedoria. A conseqüência disso é que os cartórios se sentem satisfeitos e não mais ameaçados, porque isso não há sob minha gestão e eu não admito,” declarou o corregedor.
O presidente do Recivil, Paulo Risso, aproveitou a oportunidade para propor à Corregedoria que novas parcerias fossem realizadas entre o judicial e o extrajudicial.
“Que esta união não fique apenas restrita ao Compêndio. Acredito que temos que trabalhar em novas parcerias sempre buscando o bem coletivo. Pergunto aos nobres magistrados, por que não aproveitamos este momento de união para elaborar um código de normas para a classe? Em alguns Estados isto já funciona e traz, como conseqüência, uma maior segurança para a sociedade e para o próprio registrador”, falou Risso.
Cerca de 200 pessoas assistiram à cerimônia de lançamento, entre desembargadores, juízes e registradores. Os exemplares do Compêndio serão distribuídos gratuitamente pelo Recivil, Serjus-Anoreg/MG e pela Corregedoria a todos os Registradores, Notários e Juízes do Estado. Os contemplados receberão a obra via Correios.
Mesa de autoridades durante o lançamento da segunda edição do Compêndio