Vale do Jequitinhonha (MG) – Entre os dias 7 e 9 de junho, a equipe de Projetos Sociais do Recivil, em parceria com o Ministério Público Itinerante (MPI), realizou mutirões para a emissão de documentação civil básica e atendimento jurídico para os moradores das cidades de Jordânia, Salto da Divisa e Bandeira no Vale do Jequitinhonha.
Os mutirões fazem parte da parceria entre o Sindicato e o MPI que tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de documentação civil básica das populações de regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além de promover a aproximação do cidadão junto a promotoria de justiça do estado.
Nos eventos, a população consegue solicitar gratuitamente a segunda vida da certidão de nascimento, casamento, óbito e pequenas retificações. Também é possível o acesso a orientações e atendimento jurídico.
A correção de erros de grafia ou de digitação, que são encontrados nos registros dos cartórios ou nas certidões, são facilmente corrigidos com a presença do promotor de justiça. Assim, se torna viável a emissão de outros documentos. Como foi o caso relatado pela moradora de Bandeira, Adalgiza Maria Soares.
Há cerca de dois anos ela tenta, sem sucesso, corrigir a sua data de nascimento, fato que foi possível através do mutirão.
Adalgiza Maria Soares durante dois anos buscava corrigir a data de nascimento em sua certidão.
Segundo o registrador de Salto da Divisa, Uranio Neres de Almeida, quando assumiu a serventia, há dois anos, pode perceber que a população, por ser bastante carente, necessitava de algo rápido e eficaz.
“Primeiramente queria elogiar a equipe do Recivil que esteve aqui, pois foi muito atenciosa durante o atendimento. E como estamos sem juiz na comarca, processos de retificação demoram a ser efetuados. De modo que para a comunidade foi muito positivo os serviços ofertados no evento”, pontuou o oficial.
Há dois anos na serventia de Salto da Divisa, o oficial Uranio Neres de Almeida elogiou a participação do Recivil no evento.
Nos três dias de mutirão foram realizados aproximadamente 300 atendimentos, entre retificações e solicitações de segundas vias de certidões e reconhecimento voluntário de paternidade. A população ainda pode participar de palestras e rodas de conversa sobre o exercício da cidadania.
Fonte: Departamento de Comunicação do Recivil