A emoção tomou conta do II Encontro dos Registradores Mineiros 2023, no final da manhã de sábado (16/12), quando a diretoria da entidade prestou homenagem especial aos fundadores da Associação dos Registradores Civis de Minas Gerais, ocorrida em 1990.
Foram homenageados os seguintes oficiais: Luiz Carlos Pinto Fonseca, José Augusto Silveira, José de Souza Machado, Maria Cândida Baptista Faggion, Geraldo Tadeu Viana, Carlos José Ribeiro de Castro, João Bosco Lembi de Carvalho, Antônio Eustáquio Guimarães Brito, Césio Rosa Pereira, Marília Cardoso Borges, Hugo Flávio Lobato Marinho, Yvonne Sallum Machado, Hélio Barbosa Quintão, Claudionor Nunes Leite e Nélson Barroso Júnior.
Aqueles já falecidos, foram representados por familiares que, emocionados, receberam a outorga, entregue pelas mãos do presidente do Recivil, Genilson Gomes, e sua diretoria.
Para Célio Viana Quintão, filho de Hélio Barbosa Quintão (in memorian), é uma satisfação muito grande. “Meu pai recebendo essa mensagem, eu também estou recebendo. Estou muito feliz com essa iniciativa da diretoria do Recivil”, comenta.
O presidente do Recivil, Genilson Gomes acredita que “é muito importante que a história do Registro Civil mineiro não seja esquecido”. “Hoje, o Registro Civil é o que é, graças a aquele que, lá atrás batalhou, passou por dificuldades. Muitos que entram hoje na atividade não conhecem essa história. Esse agradecimento é o mínimo que podemos fazer por aqueles que fizeram tanto pela classe”, completa.
Após a homenagem, o primeiro presidente da Associação e o atual presidente do Sindicato fizeram o descerramento simbólico da placa comemorativa que será afixada na entrada da sede do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais – Recivil, na Rua Timbiras 2318, bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.