Recivil inicia temporada de Cursos de Qualificação do ano de 2012

Nos dias 4 e 5 de fevereiro o Recivil iniciou a temporada de Cursos de Qualificação do ano de 2012. Os primeiros municípios beneficiados pelos cursos foram Januária e Lambari, que receberam os módulos de Tabelionato de Notas e Registro Civil respectivamente.  Cerca de 70 registradores participaram dos eventos no final de semana. 
 
Curso de Tabelionato de Notas é realizado em Januária.
 
Januária (MG)
– Registradores da região de Januária participaram do curso de Tabelionato de Notas realizado pelo Recivil no hotel Viva Maria no final de semana dos dias 4 e 5 de fevereiro de 2012. O curso teve a duração de 16 horas/aula e foi ministrado para 33 registradores e substitutos das serventias de Registro Civil com anexo de Notas da região.
 
Os instrutores Joana de Paula Araújo e Leandro Correa debateram durante os dois dias a legislação e a prática dos atos realizados nos Tabelionatos de Notas.
 
No sábado, as aulas foram ministradas pela instrutora Joana de Paula Araújo, que falou sobre reconhecimento de firma, autenticação de documentos, ata notarial e outros atos. Joana aproveitou a interação dos participantes para dar dicas de segurança aos alunos, como por exemplo, o uso da lâmpada negra na identificação de documentos.

A instrutora Joana de Paula Araújo dá dicas de segurança aos alunos
 
No domingo foi a vez do instrutor Leandro Corrêa ministrar a parte do cronograma referente às escrituras. Esta foi a primeira vez que a cidade de Januária sediou um Curso de Tabelionato de Notas. O auditório lotado demonstrou a expectativa da região para o evento.
 
“O Sindicato vem rodando o estado e essa região ainda não tinha recebido o curso de notas. Cada vez mais a população precisa dos serviços de notas e se o Tabelião não estiver preparado e qualificado não poderá exercer corretamente a sua função. Gostei muito da receptividade de nossa regional, representada pela Ignez. Os Oficiais e seus prepostos que participaram do curso estavam muito interessados e colaboraram com perguntas e exemplos da prática diária. Enfim, foi excelente a experiência no Norte de Minas”, explicou o instrutor Leandro Corrêa.

O instrutor Leandro Correa ministrou a aula de domingo sobre escrituras
 
“A equipe do Recivil foi muito bem recepcionada em Januária. Todos os participantes do curso demonstraram interesse durante as aulas, buscando solucionar as dúvidas que encontram no cotidiano, inclusive, os novos oficiais que assumiram as serventias, estavam muito atentos nas aulas. A avaliação do curso foi muito positiva para os alunos e para os instrutores. Agradeço a todos os participantes que lá estiveram, muitos de localidades distantes, com transporte até de balsa e que não mediram esforços para prestigiarem o curso. Isso demonstra a credibilidade que o Recivil possui”, disse a instrutora Joana de Paula Araújo. “Nestes cursos. além do aprendizado jurídico, temos também lições de vida. Refiro-me ao Oficial de Glaucilândia, Sebastião Mendes de Oliveira, que superando todos os obstáculos, esteve presente a mais uma edição deste curso”, completou.
 
Os participantes do curso aprovaram a iniciativa do Sindicato e se mostraram satisfeitos com as explanações dos professores. “O Oficial tem uma gama de responsabilidades. É essencial este aprimoramento que nos torna capazes de exercer com dinamismo, qualidade e competência nossa profissão”, explicou a Oficiala de Pedras de Maria da Cruz, Jacqueline Santana Carvalho.
 
Quem também aprovou o curso foi o Oficial de Chapada Gaúcha, Eloe Luiz Gabriel. “Tenho participado dos cursos oferecidos pelo Recivil e este já esperávamos há muito tempo. É sempre importante melhorar a atividade nossa no dia a dia. Agradeço o Recivil por esta oportunidade e pelo aprendizado”, declarou Gabriel.

A Diretora Regional de Januaria, Ignez Consuelo, agradeceu a participação dos oficiais da região
 
“Neste curso recebemos Oficiais interinos, concursados e funcionários. Alguns alunos chegam com muita experiência, outros com quase nenhuma, e essa troca de experiências que acontece nos intervalos é o que acaba enriquecendo ainda mais estes treinamentos”, disse Ignez Consuelo Lisboa e Alves, Oficiala de Januária e Diretora Regional do Recivil.
 
Ao final do evento os alunos posaram para a foto oficial da turma e aproveitaram a presença do Recivil para solicitar a realização de um Curso de Registro Civil na região. 

Turma posou para foto oficial ao final do evento

 
 
Recivil realiza Curso de Qualificação em Registro Civil na cidade de Lambari
 
Lambari (MG) – Nos dias 4 e 5 de fevereiro o Recivil também realizou a primeira edição do Curso de Qualificação – Módulo Registro Civil do ano de 2012. A cidade beneficiada foi Lambari, no Sul de Minas Gerais. O curso foi ministrado pelo instrutor Helder Silveira e teve a duração de 16 horas.

Oficiais da região de Lambari lotaram a sala para a realização da 1ª edição do Curso de Registro Civil de 2012

 
Cerca de 40 registradores da região participaram do curso. O professor, que já ministra os cursos do Recivil há quase quatro anos, elogiou a participação da turma.  “Como sempre foram muito atuantes e participativos, o que chamou a atenção também foi o grande número de participantes novos que nunca haviam feito o curso. Contou também com alguns que irão tomar posse agora no início de março, enfim foi realmente um curso muito proveitoso onde todos puderam trocar informações e se inteirarem das inúmeras situações que acontecem no dia a dia da serventia”, declarou o professor.

O instrutor Helder Silveira usou de bom humor para ministrar as 16 horas aulas do curso de Registro Civil

 
Quem também participou do curso foi a advogada do Recivil, Flávia Mendes Lima, que aproveitou a oportunidade para debater sobre temas jurídicos e explicar aos alunos sobre as isenções de emolumentos praticadas pelos registradores. Na ocasião, a advogada distribui cartilhas jurídicas explicativas aos participantes. “A maioria dos alunos era formada por Oficiais novatos, recém empossados  ou que tomarão posse em breve. Esta característica da turma nos levou a realizar um trabalho didático com dicas práticas sobre como praticar cada ato, como requerer os ressarcimentos, etc.”, explicou a advogada.
 
Ao final do curso a turma também posou para a foto oficial. 

O instrutor Helder Silveira usou de bom humor para ministrar as 16 horas aulas do curso de Registro Civil


 

Leia mais:

Clipping – Januária realiza curso de qualificação de notas – TV Norte MG