Maceió (AL) – A abertura do XIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR) e pela Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg-AL) aconteceu nesta quarta-feira, dia 16 de novembro, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. Centenas de notários e registradores de todo o Brasil participaram da cerimônia.
Mesa de abertura do XIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro
O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil) e do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais de Minas Gerais (Recivil), Paulo Risso, fez parte da mesa de abertura, que também contou com o presidente da Anoreg-BR, Rogério Bacellar; o presidente da Anoreg-AL, Iran Malta; o vice-presidente da Anoreg-AL, Rainey Marinho; o presidente do Instituto de Registro de Títulos e documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil, José Maria Siviero; o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, Francisco José Resende dos Santos; o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Ubiratan Pereira Guimarães; o vice-presidente do Instituto de Protestos de Títulos do Brasil, Cláudio Marçal Freire; o corregedor-geral de Justiça de Alagoas, desembargador James Magalhães de Medeiros; o deputado estadual Sérgio Toledo de Albuquerque, representando a Assembleia Legislativa de Alagoas; o corregedor-geral de Justiça do Paraná, desembargador Lauro Fabrício de Mello; e a presidente de honra da Anoreg-BR Lea Emília Braune Portugal.
Em seu pronunciamento de abertura o presidente da Anoreg-AL destacou a alegria e a honra sentida pelos dos notários e registradores de Alagoas por receberem este evento. “Estes encontros proporcionam momentos de confraternização e atualização profissional. Agradeço aos colegas de todo o Brasil que aqui compareceram. Que este congresso repita o brilho dos anteriores”, disse Iran Malta.
O presidente da Anoreg-AL discursou durante a abertura do evento
Também tiveram a palavra o corregedor-geral de Justiça de Alagoas, o presidente do Colégio Notarial do Brasil, representando os presidentes das entidades presentes e o deputado estadual Sérgio Toledo de Albuquerque.
Finalizando a abertura do XIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro, Rogério Bacellar falou do objetivo que pretende realizar durante o evento em relação às empresas que fornecem os sistemas voltados aos serviços extrajudiciais. “Queremos que os programas tenham qualidade e queremos criar regras para as empresas que fornecem tecnologia aos notários e registradores, pois muitas empresas tomam a frente em debates envolvendo a classe”, ressaltou. “Nossa intenção é que os programas sejam distribuídos gratuitamente em todo o Brasil”, disse Bacellar.
Em seu discurso, o presidente da Anoreg-BR destacou a parceria com a Arpen-BR no combate ao sub-registro
O presidente da Anoreg-BR também falou da parceria da entidade com a Arpen-BR no combate ao sub-registro. “O Paulo Risso tem desempenhado um papel fundamental na Arpen-BR. Temos trabalhado juntos no combate ao sub-registro e em levar o trabalho do registrador civil por todo o Brasil”, afirmou.
Durante a cerimônia de abertura, a Anoreg-BR ainda entregou uma homenagem aos corregedores de Justiça de Alagoas, James Magalhães de Medeiros, e do Paraná, Lauro Fabrício de Mello. Logo após o término dos pronunciamentos, foi declarado aberto o Congresso e os congressistas se confraternizaram durante o coquetel de boas-vindas.
Paulo Risso participou da abertura do evento que acontecerá até o dia 19 de novembro
Cartosoft será apresentado durante o evento
Durante todo o congresso, a Arpen-Brasil e o Recivil estarão presentes participando das palestras e dos estandes para exposição do Cartosoft, em parceria com a empresa DNA Solution e com a Anoreg Haiti. Nesta sexta-feira (18), a Arpen-Brasil e a Anoreg-BR apresentarão os sistemas desenvolvidos na área do registro civil e do registro imobiliário para representantes do Haiti.
Também participam do evento o diretor Administrativo e Financeiro do Recivil, José Ailson Barbosa, o diretor Jurídico, Claudinei Turatti, o supervisor geral de Tecnologia da Informação, Jader Pedrosa, e o analista de desenvolvimento, Deivid Almeida.
Recivil participa do estande onde está sendo apresentado o Cartosoft
Em julho deste ano, as duas entidades fizeram parte de uma comitiva nacional que visitou a capital do Haiti, Porto Príncipe, durante os dias 3, 4 e 5 de julho para oferecer ao país ajuda para a implantação de sistemas seguros de registro civil e imobiliário.
O objetivo da missão foi oferecer ao Haiti cooperação técnica para a implantação plena do registro civil e do registro imobiliário, no sentido de aperfeiçoar o sistema de registros públicos do país e auxiliar na sua reconstrução, tendo como base a experiência brasileira.
O sistema desenvolvido pelo Recivil, o Cartosoft, está sendo traduzido para o francês e em breve estará à disposição para ser implantado no Haiti. Para Paulo Risso, este Congresso é uma grande oportunidade para apresentação do Cartosoft a registradores civis de todo o país. “O Cartosoft é um sistema que já está há anos no mercado e a cada dia só aumenta o número de registradores civis interessados em utilizá-lo. Em Minas Gerais, mais de 80% dos cartórios de registro civil usam e aprovam o Cartosoft. A parceria com a Anoreg-BR para oferecer o sistema ao Haiti veio mostrar que estamos aptos a oferecer um sistema seguro, eficaz e ágil para todos que tiverem interesse”, comentou o presidente da Arpen-BR e do Recivil.
Sistemas desenvolvidos na área do registro civil e do registro de imóveis serão apresentados para representantes do Haiti durante o Congresso
“Esperamos que ao longo deste evento, os registradores civis conheçam mais o Cartosoft, que já ultrapassou as fronteiras do estado de Minas Gerais e hoje é usado por diversos outros estados do País, e que a classe aproveite todos os momentos de aprendizado, confraternização e debate em torno dos diversos temas voltados à nossa área”, disse Paulo Risso.
O XIII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro será realizado até o dia 19 de novembro.
Notários e registradores de todo o país lotaram o salão do Hotel Ritz Lagoa da Anta