O Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Pessoas Naturais de Minas Gerais – Recivil, por meio do setor de Projetos Sociais, participou, na última quarta-feira (09), da 7ª edição da campanha “Dia Mundial dos Pobres”, lembrado, oficialmente, em 19 de novembro.
A ação é uma realização da Defensoria Pública, da Arquidiocesse de Belo Horizonte e do Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental.
O evento que reuniu na Serreria Souza Pinto, em Belo Horizonte, centenas de pessoas em situação de rua para receberem atendimento jurídico, assistência psicossocial, orientações sobre saúde bucal, serviço de corte de cabelo, barbearia, manicure, pedicure, distribuição de roupas e calçados, serviços de saúde como teste rápido de HIV, sífilis e hepatite e aferição de dados vitais, entre outros, também contou com os serviços de solicitação de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito.
Para Leila Xavier, supervisora do departamento de Projetos Sociais do Recivil, contribuir com a garantia dos direitos das pessoas é gratificante. “O registro civil é a porta de entrada da cidadania. É o início da dignidade das pessoas. Sem a certidão de nascimento ou de casamento, existe uma violação ou impedimento de direitos dessas pessoas pois deixam de ter acesso a outros documentos e, consequentemente, a serviços previdenciários, programas sociais, atendimento de saúde, educação, entre outros”, explica.
Lucas Paulo de Oliveira foi um dos atendidos pelo Recivil durante a ação. Desempregado, 41 anos e morando em abrigo, Lucas teve todos os seus documentos furtados, o que impossibilita de conseguir um emprego. “Estou em uma situação difícil, vulnerável. Já somos invisíveis para a sociedade, e sem documento, ficamos mais invisíveis ainda. Agora com a ajuda do Recivil, conseguirei novamente minha certidão de nascimento e poderei fazer meus documentos. Através desses documentos, eu vou me encaixar de novo no trabalho. Porque eu preciso trabalhar e sair dessa situação difícil. Vou poder alugar um barraco, começar a caminhar a vida novamente”, comemora.
Nesta edição, o Recivil prestou 46 atendimentos entre 8h e 13 horas, sendo 39 solicitações de segunda via da certidão de nascimento, cinco solicitações para segunda via de certidão de casamento e duas de óbito.
Sobre o Dia Mundial dos Pobres
A data, Dia Mundial dos Pobres, instituída pelo Papa Francisco em 2017, com o objetivo de dar atenção à realidade das pessoas em situação pobreza no Brasil e no mundo, será celebrada oficialmente neste ano, no dia 19 de novembro.
O tema escolhido pela igreja do Brasil para guiar esta edição remete ao capítulo 4 do Livro de Tobias do Antigo Testamento, no qual o personagem Tobias dá conselhos a seu filho Tobias sobre como viver uma vida justa e virtuosa: “Dá esmola dos teus bens, e nunca afastes de nenhum pobre o teu olhar, pois, assim fazendo, Deus tampouco se desviará de ti” (Tobias 4:7).
A iniciativa é uma parceria da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, da Arquidiocese de Belo Horizonte e o Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil.