Um mutirão de documentação foi realizado pelo Recivil, pela Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego e pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil nas cidades de Guidoval e Além Paraíba, atingidas pelas enchentes do início do ano.
Em Guidoval as ações aconteceram nos dia 16, 17 e 18. Os atendimentos foram realizados na Quadra Poliesportiva do município, e os moradores tiveram acesso às segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade, carteira de trabalho e seguro desemprego.
SINE móvel emitiu a carteira de trabalho e deu entrada no seguro desemprego dos moradores de Guidoval e Além Paraíba
O Cartório de Registro Civil do município também foi atingido pela enchente, que fez o rio Xopotó atingir cerca de 15 metros acima do seu nível normal. O piso da serventia ficou danificado, móveis foram atingidos e 11 livros talvez precisem ser restaurados. Mesmo nesta situação, a Oficiala substituta, Ruth Helena Crispi Araújo, e a escrivã substituta, Mariana Rossaux de Almeida, trabalharam para atender os moradores, especialmente aqueles que precisavam das segundas vias das certidões para tirar outros documentos.
Para a Oficiala substituta a primeira sensação ao entrar no cartório foi de desespero. “Foi desesperador quando entrei no cartório, porque não sabia o que tinha perdido, qual parte da vida das pessoas tinha ido embora. A nossa responsabilidade é muito grande”, contou Ruth.
A Oficiala substituta trabalhou na emissão das segundas vias das certidões aos moradores de Guidoval, mesmo após o cartório ser atingido pela enchente
Durante os três dias de atendimento foram emitidos 265 segundas vias de certidões, 154 carteiras de identidade e 112 carteiras de trabalho.
José Eugênio Marçal Gonçalves foi até o cartório para buscar a segunda via da sua certidão de casamento. Ele morava em Juiz de Fora e há menos de um mês se mudou para Guidoval com sua esposa para trabalhar com o sogro. A casa que ele tinha acabado de reformar foi destruída, assim como seus documentos.
José Eugênio foi uma das pessoas que já saiu do cartório com a certidão em mãos
Quem também perdeu os documentos com a enchente foi Evandro Oliveira e Silva. “Vim buscar as certidões de sete pessoas da minha família, que foram perdidas quando a água entrou em minha casa”, disse ele que está no abrigo da Prefeitura junto com os filhos. Evandro foi atendido pela equipe do Recivil e em 10 dias buscará todas as certidões no cartório.
Edinice Simões de Souza conseguiu a certidão de nascimento de seu filho no mesmo dia. Ele precisava do documento para começar um trabalho na cidade de Barbacena e também para tirar todos os outros documentos que perdeu na enchente
Nos dias 19, 20 e 21 foi a vez da cidade de Além Paraíba receber o projeto, que foi realizado no Parque de Exposições, e resultou em 370 segundas vias de certidões, 245 carteiras de trabalho, 62 títulos de eleitor e mais de 300 carteiras de identidade.
Em Além Paraíba, o mutirão foi realizado no Parque de Exposições
A Oficiala do cartório de Registro Civil do município, Maria Claide Cardilo e Lima, e as Oficialas substitutas, Regina Cristina Ferreira Fernandes e Renata Machado Dutra de Faria, trabalharam na emissão das segundas vias das certidões. O cartório ficou bastante movimentado durante todos os dias do mutirão.
A Oficiala Maria Claide Cardilo e Lima atendeu os moradores que sofreram com a enchente em Além Paraíba
Luciene Gonçalves aproveitou a oportunidade. Ela fez o pedido da segunda via da certidão de nascimento dos dois filhos. “Na minha casa não sobrou nada, só tem lama, e conseguir a certidão de nascimento dos meus filhos já é uma grande ajuda”, disse.
O prefeito de Além Paraíba, Wolney Freitas, esteve presente no local do evento para acompanhar o projeto e conversar com os moradores. “Esta ação vai possibilitar a emissão dos documentos aos que sofreram com a enchente. Depois de uma tragédia dessas, quem perde todos os documentos fica numa dificuldade muito grande, porque tudo o que se vai fazer precisa de documento. Este evento é muito importante, de muita valia, principalmente nesse momento que as pessoas perderam muitas coisas e estão passando por muita dificuldade”, disse.
Instituto de Identificação da Polícia Civil emitiu a carteira de identidade
Muitos moradores perderam praticamente tudo o que tinham. Nilza Maria Barbosa Alves Ferreira só conseguiu recuperar a geladeira, o fogão e uma cama. “As certidões molharam na enchente. Colocamos os documentos em cima da cama e achamos que não iriam ser atingidos, mas a casa ficou até o teto de água e os documentos foram danificados”, contou. Após a água baixar, Nilza ainda conseguiu pegar as certidões e as levou mesmo sujas e rasgadas ao atendimento feito pelo Recivil para tentar conseguir a segunda via. No total foram oito certidões. “Graças a Deus e a vocês pelo menos vamos conseguir os documentos de volta. Estou muito agradecida”, disse a moradora de Além Paraíba.
Nilza Maria Barbosa Alves Ferreira mostrou as certidões que foram atingidas pela água
Esta semana outras cidades receberão o mutirão de documentação. Nos dias 24 e 25 será a vez de Cataguases, e nos dias 26 e 27 os moradores de Dona Euzébia serão beneficiados.