Foz do Iguaçu (PR) – A registradora civil de Lavras (MG), Patrícia Souza Naves, e o coordenador do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Jader Pedrosa, participaram da reunião da diretoria da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR) realizada na manhã da última quinta-feira (13.09), em Foz do Iguaçu (PR).
O presidente da Arpen-BR, Arion Toledo Cavalheiro Junior, apresentou as últimas ações da entidade nacional, com vistas à implantação das entidades estaduais em todas as unidades da Federação, assim como a disseminação dos treinamentos sobre a CRC Nacional e a conscientização do papel do registrador civil na emissão de certificados digitais. Também foram debatidos temas como identidade padronizada nacional, migração tecnológica, os Provimentos nº 73 e 74 da Corregedoria Nacional de Justiça, além de futuras parcerias com órgãos públicos e a questão financeira da entidade.
Comitê Nacional e Plataforma Alice
Durante a reunião, foi criado o Comitê Nacional da Central de Informações do Registro Civil (CRC), que terá como objetivo contribuir para a expansão da Central em todo o País. Patrícia Naves foi eleita umas das integrantes do Comitê. A coordenação ficou a cargo do vice-presidente da Arpen-BR, Luis Carlos Vendramin Junior.
Vendramin disse que a criação do Comitê tem a função de construir caminhos para a classe. "Nossa ideia, com a criação do Comitê é basicamente pavimentar estradas para interligar todos os cartórios do País na CRC", afirmou.
Ele também falou dos desafios e metas da CRC e apresentou alguns dados: 150 milhões de registros, 2 milhões e meio de atos recepcionados e 4 milhões e meio de CPFs inscritos. Segundo Vendramin, todos os 27 estados e todos os 7.701 cartórios de Registro Civil do país já estão integrados, mas informou que 25% dos cartórios ainda não utilizam a central de forma efetiva. E fez um apelo aos presidentes das associações que estavam presentes para reforçarem em seus estados a importância de manter a CRC atualizada.
Em seguida, Vendramin apresentou a Plataforma Alice (Alicerce de dados da CRC), que servirá como gerenciamento administrativo da base de dados nacional do Registro Civil.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil (Jornalista Melina Rebuzzi)