A coordenadora dos projetos sociais do Recivil, Leila Xavier, participou de uma reunião realizada pelo Comitê Pop/Rua Jus, no dia 20 de janeiro, no Fórum Lafayette em Belo Horizonte. O encontro debateu ajustes em ações voltadas para pessoas em situação de rua da capital.
A reunião, que também foi transmitida de forma online, faz parte de uma ação integrada entre instituições como o TJMG, o Ministério Público, o Recivil, a Prefeitura de Belo Horizonte e outras organizações governamentais e não governamentais, que unem esforços visando ampliar alguns direitos dos moradores em situação de rua com olhar humanizado abordando a forma mais adequada para promover a cidadania desta parte da população.
Na oportunidade, foram estabelecidas algumas metas, como a entrega do relatório de dados e estatísticas de atendimentos à população em situação de rua ocorridos no UAI Praça 7, em dezembro de 2022
Um dos assuntos tratados durante a reunião foi a criação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) especial para povos indígenas e povos tradicionais, além de um mutirão de atendimentos voltado para as mulheres no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, ambos com apoio do Recivil.
“As ações estão em processo de discussão, ajustes e atualizações constantes objetivando a melhor maneira da promoção da cidadania para o acesso democrático de toda a população ao registro civil”, destacou Leila Xavier.
Também participaram do encontro representando o TJMG, a desembargadora Maria Luiza de Marilac; os juízes Sérgio Fernandes e Matheus Moura; a juíza Cláudia Helena Batista; o promotor Paulo César Lima; a defensora pública Júnia Roman; a representante do Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua (Inaper), Maria Angélica Lugon; o representante da PUC Minas Bruno Almeida Vasconcelos, entre outros participantes.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil