Parceiros do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural(PNDTR), reuniram-se no último dia 23 de janeiro, para o primeiro encontro do ano. A reunião foi realizada na sede do Incra, e foi convocada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para discutir o calendário de eventos deste ano. Estiveram presentes membros representantes de instituições da Policia Civil, Recivil, Cia das Fotos, Banco do Nordeste, Ministério do Trabalho, Incra, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (FETRAF), FETAEMG, INSS, Delegacia Regional do Trabalho(DRT) e Conselho Estadual da Mulher.
Após a apresentação entre os participantes, foi levantado as experiências de outros anos de programa, discutindo sobre acertos, pendências, duvidas e os perfis das comunidades que foram e serão beneficiadas.
Durante o evento, foi mencionado a iniciativa dos municípios em participar do programa, mas não são todos que estão confirmados. É o caso de Tumiritinga, que diz só aceitar PNDTR, se for promovido 100 casamentos comunitários. Para isso, o Recivil esta estudando as condições burocráticas que antecedem este pedido.
Segundo José Jorge de Resende, representante do DRT, sua instituição não enviará funcionários de BH para o programa. Ele explica que a delegacia tem convênio com as prefeituras que já fazem as carteiras de trabalho.
Portanto, por parte de todos representantes, ficou decidido em agendar uma próxima reunião para discutir o calendário do evento.