O presidente do Recivil, Genilson Gomes, a diretora Soraia Boan e a responsável pelos projetos sociais do Sindicato, Leila Xavier, participaram de uma reunião técnica a convite do Núcleo de Identificação Civil e Emissão de Documentos do Programa Fazendo Justiça CNJ/PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para apresentar um projeto que viabiliza emissão de documentos em unidades prisionais O encontro aconteceu nesta terça-feira (7), no SEJUSP na Cidade administrativa, onde foram abordados os preparativos para a missão de Ação de Identificação Civil e Emissão de Documentos.
“Foi de fato uma reunião importante, pois os cartórios de RCPN podem contribuir para que essas pessoas retomem suas atividades com respeito irrestrito. O acesso às certidões de nascimento e casamento de forma desburocratizada viabiliza a pessoa obter os demais documentos, bem como, acessar diferentes direitos como saúde, educação e assistência social. O objetivo maior é contribuir para que elas resgatem sua autoestima e seus sonhos”, afirmou Soraia.
Na sexta-feira (10/2), será realizada a solenidade oficial de lançamento da ação de identificação civil e emissão de documentos para pessoas privadas de liberdade em Minas Gerais.
Também estiveram presentes representantes de entidades parceiras como o CNJ, Defensoria Pública, TJMG, Receita Federal, Instituto de identificação, Tribunais Eleitorais, dentre outros
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil