Recivil realiza ação social em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública

No último dia 26 de março, a equipe de Projetos Sociais do Recivil participou de uma Ação Social realizada pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). O evento foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, no bairro Aparecida, em Belo Horizonte. Na ocasião, a escola comemorou seu 40º aniversário.
 
“Essa comemoração de 40 anos está trazendo uma alegria muito grande. Temos a oportunidade de poder prestar um serviço que muitas dessas pessoas não têm oportunidade de aproveitar. A escola é feita para formar cidadãos, essa parceria é primordial. O Registro Civil é o primeiro passo e aqui é o lugar ideal. A satisfação e o prazer são enormes”, comentou a diretora da instituição, Flávia Toussaind.

 

A Diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, Flávia Thoussandi, comemora os 40 anos da instituição

 
O evento foi aberto com uma apresentação solene da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais.  A presidente do Conselho de Segurança Pública do 34º Batalhão, Marilda Lara, falou sobre a importância da parceria entre a polícia e a comunidade. “Segurança pública não é assunto só de policia, é união entre polícia e comunidade. Sempre realizamos este tipo de evento em comunidades mais carentes para trazer a documentação civil de forma gratuita e desta forma valorizar essa comunidade e a aproximar cada vez mais da polícia”, disse. “O documento é a base de tudo, e essa consciência nós passamos para as comunidades, principalmente aquelas que têm baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). E quando trazemos isso ao ambiente escolar, mostramos para as crianças da comunidade a importância da cidadania”, destacou. 
 
Entre os beneficiados pelo evento estava a estudante Maria Neide Marta, que chegou ao local para obter os documentos dos dois filhos menores. “Eu vim tirar a minha carteira de trabalho e fazer o registro dos meus dois filhos. Achei muito bom esse projeto porque, para tirar a segunda via do registro no cartório, eu gasto aproximadamente R$ 23,00 mais a passagem. Eu tenho duas crianças, fazer para os dois são mais de cinqüenta reais. Este mutirão facilita porque temos que tirar o documento e às vezes não fazemos por dificuldade financeira”, comentou a estudante. 

  

 Equipe de projetos sociais atende comunidade do bairro Aparecida em Belo Horizonte

A enfermeira Cléia Márcia Magalhães, que mora a 30 anos nos Estados Unidos e veio ao Brasil de férias também participou do evento. “Eu tive a oportunidade de passar aqui para retirar a segunda via da minha certidão de casamento. Eu, quando criança, estudei nesta escola e agora adulta volto para buscar minha certidão. Não moro mais no Brasil, mas quero meus documentos brasileiros para não perder o vínculo”, comentou Cléia.
 
Ao todo a equipe do Recivil expediu mais de 80 documentos em um único dia. Ao final do evento, a população e os parceiros se deleitaram com a alegria contagiante do Grupo percussionista Afro Reggae que se apresentou gratuitamente.

Grupo Afro Reggae faz apresentação durante evento de cidadania

 

Acesse a TV Recivil e veja como foi o evento.