Recivil realiza Assembleia Geral e aprova contas do exercício de 2010

Montes Claros (MG) – No dia 28 de outubro o Recivil realizou, na cidade de Montes Claros, a Assembleia Geral Ordinária para a prestação de contas do exercício de 2010. Oficiais de todo o Estado estiveram presentes na reunião realizada no Hotel Dimas Lessa, no centro da cidade.

A abertura da reunião foi realizada pelo presidente do Recivil, Paulo Risso, que agradeceu aos oficiais presentes por terem atendido a convocação. Em seguida, Risso passou a palavra ao conselheiro fiscal do Sindicato, Lucas dos Santos Nascimento, Oficial de Registro Civil de Lambari, que foi o responsável pela apresentação do fluxo financeiro do Recivil.

O presidente do Recivil, Paulo Risso, abriu a reunião e passou a palavra ao conselheiro fiscal, Lucas Nascimento

Lucas iniciou explicando aos colegas sobre o funcionamento do Conselho Fiscal. “O Conselho Ffiscal do Recivil se reúne mensalmente. Somos seis conselheiros, todos registradores civis como vocês. Existe um critério muito rigoroso na distribuição dos recursos do Sindicato e somos responsáveis pela analise de todos os gastos da entidade. Nossa função é verificar cada nota fiscal, cada recibo e cada gasto realizado pelo Recivil. Fiscalizamos, checamos e verificamos todos os documentos e a efetiva comprovação do uso dos recursos”, explicou Lucas.

Em seguida, Lucas informou aos colegas que após a análise mensal das contas, é elaborado um relatório. “Depois de uma análise minuciosa, elaboramos mensalmente um relatório de aprovação das contas. São estes relatórios que coloco a disposição de vocês. É importante que, mesmo que por curiosidade, vocês analisem toda esta documentação e conheçam como é feito o nosso trabalho”, falou.

O Oficial explicou ainda que, após a análise do Conselho Fiscal, as contas do Sindicato são repassadas ao escritório de contabilidade Carvalho Oliveira LTDA, que além do Recivil, tem como clientes grandes cartórios. “Só após a devida aprovação do Conselho Fiscal é que as contas são encaminhadas ao escritório de contabilidade, que realiza o balanço financeiro do Sindicato”, explicou o Oficial.

Oficiais de todo o Estado participaram de Assembleia Geral realizada em Montes Claros

Lucas disse também que além das análises feitas pelo Conselho Fiscal e o balanço realizado pela contabilidade, o Recivil ainda é auditado uma vez por ano pela empresa de consultoria e auditoria BDO Trevisan, reconhecida mundialmente pela seriedade e credibilidade do trabalho.

Após a explicação sobre o funcionamento do Conselho, o Oficial informou aos colegas que as contas do Sindicato relativas ao ano de 2010 foram aprovadas. “Todos os gastos foram devidamente realizados e autorizados. Toda a documentação atende aos procedimentos padrões de contabilidade, como notas fiscais, recibos, requerimentos e autorizações”, completou Lucas.

Ele afirmou aos presentes que, de acordo com a BDO Trevisan, as contas do Sindicato estão de acordo com a legislação contábil em vigor no país. O Oficial leu aos colegas a declaração da BDO Trevisan aprovando as contas do Sindicato e em seguida colocou o documento a disposição dos presentes.

“Em nossa opinião, as demonstrações financeiras do Recivil apresentam adequadamente em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da entidade em 31 de dezembro de 2010, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis”, afirmou o relatório final da BDO Trevisan.

Oficiais debateram interesse da classe com a coordenadora do Recompe-MG, Adriana Patrício dos Santos, com o diretor Jurídico, Claudinei Turatti, com o conselheiro fiscal, Lucas Nascimento e com o presidente, Paulo Risso

“Coloco também à disposição de vocês o parecer final da BDO Trevisan. Uma empresa renomada que há seis anos vem nos auditando e nos dá a tranquilidade e a credibilidade de afirmar que estamos agindo dentro da legalidade e da transparência. Faço questão que analisem este parecer”, encerrou Lucas.

Neste momento o presidente do Recivil, Paulo Risso, pediu a palavra. “Aproveito para dizer aos senhores que sempre me preocupei com a autonomia dos grupos que nos fiscalizam. Nunca participei de nenhuma reunião do Conselho Fiscal, nunca fiz nenhuma ingerência no trabalho de meus colegas. Nossos conselheiros têm acesso a todos os documentos financeiros e contábeis do Recivil e os analisam com autonomia. Quando surge alguma dúvida, os conselheiros têm livre acesso ao departamento financeiro do Sindicato e ao escritório de contabilidade que nos atende”, declarou Paulo Risso.

Após as apresentações, o relatório do Conselho Fiscal, o parecer da BDO Trevisan e o balanço feito pelo escritório de contabilidade Carvalho Oliveira LTDA foram passados para os presentes analisarem. Após as análises, e sem considerações levantadas, a Assembleia foi encerrada com a aprovação das contas do ano de 2010.

Em seguida, o presidente do Recivil abriu uma nova Assembleia, dessa vez extraordinária, para debater com os oficiais assuntos de interesse dos registradores, como o avanço das novas tecnologias e o aprimoramento dos serviços prestados pela classe.