Recivil realiza mais uma etapa do projeto MPI

Mais de 350 certidões emitidas. Esse foi o balanço final da segunda etapa de 2019 do projeto MPI, realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais, com a parceria do Recivil. O Sindicato participa da iniciativa desde o ano de 2010.

 

Equipe do Recivil realiza atendimento  na cidade de Caraí no primeiro dia da etapa.

 

Entre os dias 23 e 25 de abril, o Recivil visitou os municípios de Caraí, Catuji e Itaipé, com um mutirão de documentação, realizando a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de retificações de registros e reconhecimento voluntário de paternidade.

 

Nessa etapa, a história de três crianças chamou atenção especial da equipe. Samuel (4 anos), Mikael (5 anos) e Wesley (11 anos)  foram registrados apenas com os nomes das mães. O mutirão de documentação em Itaipé , graças a parceria com o cartório,  possibilitou o reconhecimento voluntário da paternidade das crianças.  Os pais das crianças trabalhavam em lavouras distantes da cidade na época dos registros dos filhos.

 

Itamar de Souza e Clarisse dos Santos  comemoram o reconhecimento da paternidade de Mikael (5 anos)

 

“Avisaram pra nós na roça que hoje poderíamos conseguir fazer o registro e viemos conferir. Estamos muito felizes. Não fosse isso, ia demorar muito até conseguirmos uma nova certidão para o Mikael”, explicaram Itamar de Souza e Clarisse dos Santos, pais de Mikael, para a equipe do Ministério Público que acompanhava o atendimento no local.

 

Além das três crianças, mais de 350 pessoas foram beneficiadas pelo Recivil durante etapa, sendo 101 atendimentos realizados em Caraí, 82 em Catuji e 173 em Itaipé.

 

Jamir Teixeira de Amorim,  registrador  civil da cidade de Itaipé. Mais de 170 certidões emitidas.

 

Para Maykon Damascena, registrador civil da cidade de Caraí, a ação social é de suma importância para a população. “Essa ação demonstra o que o Registro Civil das Pessoas Naturais sempre foi, um local de exercício da cidadania, um cartório próximo do cidadão”, declarou ele.

 

Maykon Damascena, com a substituta e a escrevente, mais de 100 certidões emitidas em Caraí.

 

Mais 18 cidades ainda serão beneficiadas pelo projeto ainda em 2019.

 

Veja o calendário:

Maio: Ibiaí (28), São João do Pacuí (29), São João da Lagoa (30)

Junho: Itinga (25), Coronel Murta (26), Virgem da Lapa (27)

Agosto: Jequitaí (27), Buritizeiro (28), Lassance (29)

Setembro: Fernandes Tourinho (24), Engenheiro Caldas (25), Sobrália (26

Outubro: Santa Bárbara do Leste (29), Santa Rita de Minas (30), Ubaporanga (31)

Novembro: São Francisco do Glória (26), Fervedouro (27), Faria Lemos (28)

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil ( jornalista Renata Dantas- com informações do MP)