Recivil realiza primeira etapa da Caravana da Assistência Social 2008

O programa que atendeu mais de 45 mil pessoas em 2007, e que emitiu mais de 30 mil documentos, realizou sua primeira etapa em 2008, entre os dias 15 e 26 de abril. A Caravana da Assistência Social esteve em oito cidades da região norte de Minas oferecendo à população carente da região a documentação civil básica.

Foram cerca de três mil documentos emitidos, entre segunda via de certidões, carteira de identidade, carteira de trabalho, e outros.

O Recivil esteve nas cidades de Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados, Capitão Enéas, São João das Missões, Bonito de Minas, São Francisco, Ubaí e Mirabela. Durante as ações, o Sindicato contou com o apoio e participação dos Oficiais de Registro Civil, prefeituras, juízes, defensoria pública e muitos voluntários.  

O projeto é realizado em parceria entre o Recivil e a Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), que tem o objetivo de possibilitar o acesso de várias famílias à documentação básica, como registro de nascimento, além do possível ingresso no Programa Bolsa Família.

Veja como foram as ações em cada cidade.  

 

Serranópolis de Minas

O evento aconteceu na Câmara Municipal do município, no dia 15 de abril. Durante a ação, as pessoas tiveram acesso aos serviços de registro civil, como segundas vias de certidões, registro de nascimento e registros tardios. Uma das pessoas que procuraram os serviços oferecidos pelo Recivil foi Dona Vitalina, de 69 anos, que foi requerer seu registro tardio. Com o batistério de Dona Vitalina e duas testemunhas, o Sindicato fez o requerimento do processo.  

Recivil também atendeu quilombolas que foram à procura das segundas vias de certidões

Participaram do evento, a assistente social do município, Andréia Pereira de Souza, a secretária da Assistência Social, Michele Cordeiro Amorim, o advogado, Raimundo Nonato, o presidente da Câmara dos Vereadores, Vagner Danilo Mendes Teixeira, a funcionária da Sedese, Alessandra, e a Oficiala do Cartório de Registro Civil do município, Maria Milza Barbosa, que realizou diversos atos no Cartório.  

“Gostei muito do evento, vai ajudar muitas pessoas que precisam das segundas vias das certidões”, disse Maria Milza. Foram realizados 248 pedidos de segundas vias de certidões, nove habilitações de casamento, três requerimentos de registro de nascimento tardio e um requerimento de óbito tardio.

Oficiala Maria Milza (dir.) ao lado da coordenadora de Planejamento Estratégico e

Programas Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte (centro) e da funcionária da Sedese, Alessandra 

 

 

Riacho dos Machados 

No município, a ação foi realizada no dia 16 de abril na Escola Municipal Santos Dumont, e contou com a participação do Oficial Milton Carlos, da Oficiala Substituta, Eliane Gomes Martins, da Oficiala de Nova Porteirinha, Maria Idalice Silva Ribeiro Oliveira, da prefeita, Domingas da Silva Paz, e do assistente social, Anderson Rocha Damasceno.

População recebeu atendimento na Escola Municipal Santos Dumont

Segundo a Oficiala Substituta, o evento foi ótimo, as pessoas ficaram bastante satisfeitas. A Oficiala de Nova Porteirinha e ex-Oficiala de Riacho dos Machados, Maria Idalice, também participou da ação. “Até julho do ano passado eu era Oficiala de Riacho dos Machados, e sempre pedi para incluirem a cidade nas ações da Caravana. Lutamos para conseguir, e agora vim aqui para ajudar o cartório”, explicou.

Durante o evento, foram emitidos 219 pedidos de segundas vias de certidões, três requerimentos de registro de nascimento tardio, três habilitações de casamento, 52 carteiras de trabalho, 12 certificados de reservista e 104 fotos 3×4.   

A Oficiala de Nova Porteirinha, Maria Idalice, ao lado de seu pai e Oficial de Riacho dos Machados, Milton Carlos

 

Capitão Enéas

População foi atendida da Câmara Municipal  

Em Capitão Enéas, a população foi atendida na Câmara Municipal, no dia 17 de abril. Foram 259 pedidos de documentos, dentre segundas vias de certidões, habilitação de casamento e reconhecimento de paternidade.

Participaram da ação a Oficiala Miriam Gomes de Aguiar e sua funcionária Aldinéia Aparecida Barbosa Carvalho, a presidente da Câmara, Alice Costa, e muitos outros voluntários.

A funcionária do cartório Aldinéia atende as pessoas no cartório. Ao fundo, a Oficiala Miriam

 

 

São João das Missões

No município de São João das Missões, a ação foi realizada na Reserva Indígena Xacriabá, na Aldeia Brejo do Mata Fome, a mesma que recebeu a equipe do Recivil, em 2007.

O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de abril, e contou com a participação de cerca de 500 pessoas, a maioria indígenas, que tiveram acesso a documentação civil básica. Foram feitos 50 pedidos de registro de nascimento tardio, 22 habilitações de casamento, 37 conversões de união estável em casamento e 30 segundas vias de certidões. Na ação, ainda foi realizado o casamento comunitário, que oficializou a união de 8 casais.

Casal participou do casamento comunitário realizado na Aldeia Brejo do Mata Fome

A Oficiala Évelin Eide Aoki Cogo esteve presente no evento. “Foi uma continuidade do primeiro mutirão realizado em 2007, e que teve volume de pedidos maior. Nessa segunda etapa, o volume foi menor, já que os processos anteriores supriram bastante a necessidade. Aqui o pessoal não tem documento mesmo. Todos estavam precisando muito da ajuda do Recivil”, falou. “Sempre quando o Recivil vem é maravilhoso, falo que o Recivil é como uma família. É proveitoso demais”, finalizou.

Também participaram do evento o pai da Oficial e ex-oficial do Cartório, Edson Aoki, o Oficial Substituto, Marcos Paulo Cogo, a juíza Maria Beatriz Biasutti, o prefeito, José Nunes de Oliveira, a funcionária do Cras, Danuza Gomes, dentre outras pessoas.  

Oficiala Évelin Eide Aoki Cogo também esteve presente na primeira ação realizada em São João das Missões em 2007

No dia 19, a ação da Caravana da Assistência Social foi realizada junto com a comemoração do Dia do Índio, que contou com a realização de uma missa, danças típicas, torneios de esportes e outras atividades.

Caravana da Assistência Social 2007

Em 2007, a ação na Reserva Indígena foi realizada entre os dias 30 de setembro a 4 de outubro, em duas aldeias indígenas. A etapa do projeto foi totalmente voltada ao atendimento das comunidades tradicionais do norte de Minas. O objetivo era reunir índios, ciganos e quilombolas e emitir o máximo de certidões de nascimento dentro do evento.

A ação contou com a presença da juíza Maria Beatriz Biasutti, da promotora da Comarca de Manga, Andréia Barcelos, da Oficiala do Cartório de São João das Missões, Évelin Aoki, Edson Aoki pai da atual Oficiala e ex-Oficial do Cartório, do prefeito José Nunes de Oliveira, do Cacique da Reserva, Domingos Gomes e muitas outras pessoas.

Foram emitidos na ocasião, 641 requerimentos de registro tardio, 260 carteiras de identidade, 150 CPF`s e 63 títulos de eleitor.  

Os indígenas também festejaram o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril

 

Bonito de Minas

Casal aproveitou o mutirão para fazer o registro de nascimento do filho  

O evento foi realizado no dia 22 de abril, terça-feira, na Câmara Municipal. Foram feitos 183 pedidos de segundas vias de certidões, 12 requerimentos de registro de nascimento tardio, sete habilitações de casamento, 2 registros de nascimento e 94 carteiras de identidade.

Para o Oficial Pedro Borges Pimenta o evento foi muito bom. “A ação foi ótima. O pessoal gostou bastante”, disse. Também participaram da Caravana da Assistência Social a Oficiala Substituta Cibele Pimenta, o prefeito José Raimundo Viana, o secretário Miguel Borges e outros voluntários que ajudaram no atendimento à população.  

A Oficiala Substituta Cibele Pimenta ao lado de seu pai, o Oficial José Raimundo

 

São Francisco

Em São Francisco, cidade com 35 mil habitantes, o evento aconteceu no Cras no dia 24 de abril, e foi o que mais teve atendimentos. Centenas de pessoas procuraram o Recivil para obter a documentação civil gratuita.

No município, a ação foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social

Segundo o Oficial Substituto, Renato Veloso Gangana, a ação surtiu muito trabalho para o cartório, mas também muita gratificação. “Achei o evento sensacional. Durante toda a semana recebemos as pessoas que vieram em busca das segundas vias das certidões. Nesse um ano e quatro meses como Oficial Substituto, foi a época que mais trabalhei”, contou. Também trabalhou no cartório durante o mutirão, o funcionário Francisco Damata, que ajudou nos serviços prestados pela serventia.

Durante a ação, foram realizados 387 pedidos de segundas vias de certidões e 65 habilitações de casamento.  

O Oficial Substituto, Renato Veloso, ao lado da Coordenadora de Planejamento Estratégico e Programas Sociais do Recivil, Maria Cecília Duarte

 

Ubaí

O atendimento no município foi realizado no Clube Recreativo de Ubaí, no dia 25 de abril. Foram emitidos 455 pedidos de segundas vias de certidões e oito requerimentos de registro tardio, principalmente para a população da zona rural.

Moradores de Ubaí aguardaram para serem atendidos

A Oficiala do Cartório de Registro Civil, Andréia Thaís Figueiredo Costa, ficou encantada com o projeto e com a equipe do Recivil. “Fiquei encantada com o trabalho do Recivil, é um trabalho muito humano, a equipe tem muita paciência no atendimento às pessoas, muito carinho… Às vezes a gente pensa que o trabalho é simples, mas vemos como é cansativo para eles, que trabalham em cada cidade como se fosse única. É uma ação de extrema relevância, fiquei encantada, com o Recivil e com o trabalho deles”, falou. “Entrei no cartório em agosto do ano passado e peguei para mim a experiência de ver a atitude deles com o povo. Aprendi demais”, declarou Andréia.

A Oficiala de Ubaí, Andréia Thaís Figueiredo Costa, (dir.) ao lado da funcionária Hosanna Abigal Figueiredo Costa

Também participaram do evento representantes da prefeitura, que ajudou bastante na realização e organização da ação, um representante do Ministério Público e a funcionária do cartório, Hosanna Abigal Figueiredo Costa.

Moradora exibe certidões adquiridas durante o mutirão

 

Mirabela

A última cidade a receber a Caravana da Assistência Social foi Mirabela, no dia 26. O atendimento foi realizado na Escola Municipal Deputado Antônio Pimenta.

No município, foram realizados 309 pedidos de segundas vias de certidões, um requerimento de registro de nascimento tardio e um requerimento de registro de óbito tardio.

Para a Oficiala Enedina Sapucaia Soares o evento foi muito bom, e após a ação o cartório continuou trabalhando na emissão das segundas vias. “Achei maravilhoso. As pessoas elogiaram muito, estamos trabalhando ate hoje. Atendemos ate às 6 horas da noite”, explicou. “Fiquei bastante feliz em participar. A população aqui é muito carente e nunca teve ninguém que se preocupasse com a gente. Todos ficaram muito satisfeitos”, completou a Oficiala.

Oficiala Enedina Sapucaia Soares realizou diversos atendimentos em seu cartório

 

O funcionário do cartório, Gustavo Wagner, também trabalhou durante o evento, que ainda contou com a presença da Oficiala do distrito de Muquém, Solange Mendes Souto, de sete funcionários do Cras, de vereadores, de funcionários do Correio que forneceram o CPF à população e do vice-prefeito Luciano Rabelo.  

Oficiala de Muquém exibe a revista do Recivil