Recivil realiza projeto social no Norte de Minas Gerais

Entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2011, a equipe de projetos sociais do Recivil percorreu mais de mil quilômetros para atender as comunidades carentes dos municípios de Bonito de Minas, Pedras de Maria da Cruz, Mirabela e Ubaí.   Os mutirões fazem parte do programa Travessia, realizado pelo governo do Estado de Minas Gerais em parceria com o Recivil.

No primeiro dia de evento a equipe realizou o mutirão de cidadania na cidade de Bonito de Minas. Os atendimentos aconteceram na Secretaria de Assistência Social do município. Na ocasião, cerca de 170 pessoas foram atendidas, a maioria delas em busca da segunda via da certidão de nascimento. Chamou a atenção também a grande quantidade de casais em busca da conversão da união estável em casamento.

A equipe de Projetos Sociais do Recivil visitou o Cartório de Registro Civil de Bonito de Minas

“Tivemos 20 conversões de união estável em casamento, onde a população maioria da zona rural ficou muito feliz de realizar o sonho de formalizar a união. Os projetos são a chave entre o desejo e a realidade. São pessoas que viviam a mais de 10 anos juntas e quando conseguem a conversão da união estável em casamento, notamos a alegria e satisfação nos seus rostos”, explicou Andrea Paixão, coordenadora dos Projetos Sociais do Sindicato.

Em seguida a equipe seguiu para o município de Pedras de Maria da Cruz onde 80 pessoas foram atendidas na Associação Pingo de Ouro. Na ocasião o Recivil foi recebido pela prefeitura municipal que ofereceu apoio aos projetos.

Em Mirabela, 100 pessoas foram atendidas durante o projeto

No terceiro dia de mutirão a cidade contemplada foi Mirabela, como explicou mais uma vez Andrea Paixão. “O evento foi realizado em um pré vestibular da prefeitura. Tivemos um grande número de pessoas vindas da zona rural e muito carentes. Neste dia recebemos no evento a Oficiala de Muquém que aproveitou a oportunidade e levou algumas pessoas para o atendimento”, disse.  No município foram atendidas 100 pessoas.

O último mutirão foi realizado no Clube Recreativo da cidade de Ubaí, onde o Recivil realizou um registro tardio de um homem de 40 anos que morava na zona rural. “Ele ficou muito feliz em saber que agora seria reconhecido como um cidadão teria dignidade, poderia trabalhar legalmente e levar uma vida respeitável”, completou Andrea.

O atual convênio com o programa Travessia continua até março do próximo ano. A equipe de projetos sociais está com a agenda cheia para o primeiro semestre de 2012.