Reconhecimento de paternidade

6.364 crianças apenas com o nome da mãe

 

Criança sem certidão de nascimento é uma triste realidade em São Bernardo do Campo, um dos municípios mais ricos no ABC. Segundo levantamento do Ministério Público, 6.364 alunos registrados apenas com o nome da mãe estão espalhados entre 155 unidades da rede municipal de ensino. Mas a estimativa é que, em toda cidade, pelo menos outros 20 mil adultos e crianças vivam na mesma situação.
Para tentar regularizar o registro dessas pessoas, a prefeitura de são Bernardo, em parceria com o Ministério Público e com a faculdade de direito da cidade, iniciaram esta semana uma campanha de conscientização da população para reconhecimento de paternidade.
“Ter o nome do pai no registro de nascimento é direito da cidadania. A criança não tem culpa do que acontece com os pais”, diz o promotor Maximiliano Roberto Ernesto Fuhrer, da Promotoria da Família e Corregedoria dos Registros Públicos, idealizador da campanha. Segundo ele, muitas vezes os pais já vivem com os filhos, mas por problemas financeiros ou mesmo falta de informação deixam de registrá-los.

Serviço
Moradores de São Bernardo do Campo que quiserem mais informações sobre a campanha podem ligar para o número 0800-77007771. O mutirão é válido para adultos e crianças e é gratuito.

Foto: Sérgio Andrade

 

Diário de S. Paulo