Renomado antropólogo Prof. Marins apresentou dicas de excelência aos congressistas

                                            

                                                            Prof. Marins (centro) recebeu homenagem dos presidentes Paulo Risso e Rogério Bacellar

 

“Devemos ser amigo da mudança e fazer da mudança uma coisa amiga”. Com essas palavras, o renomado antropólogo Prof. Luiz Almeida Marins Filho iniciou sua palestra “A sorte não substitui a excelência – como atuar em seu negócio no contexto atual?”, no último dia do Congresso realizado na capital mineira.

 

De uma maneira descontraída e contando exemplos de suas experiências pessoais, o Prof. Marins deu 10 dicas de como os cartórios podem melhorar o atendimento aos clientes, através do contexto atual.

 

A primeira dica refere-se à “velocidade”. Segundo ele, a classe já tem a fama ruim de demorar muito no atendimento, e é fundamental que os oficiais pensem de quais maneiras eles podem fazer para que os clientes ganhem tempo. A segunda dica diz sobre “gente excelente”. De acordo com Marins, são necessários bons profissionais para trabalhar nas serventias, e que isso é possível através de formação e treinamento. 

 

“Abertura” foi outro item exposto pelo professor, que disse que é necessário que se façam coisas que nunca se fez antes. “Se não tiver cooperação interna e externa não há futuro. As atividades de cooperação são hoje infinitas”, disse Marins, ao falar sobre a outra dica: “cooperação”. Também foi falado sobre a “disciplina”. Segundo o professor, nunca no mundo tivemos tanta opção. “Se você não tiver disciplina no seu foco, você perde o foco. Se você perdeu o foco será que vai fazer as atividades andarem direito?”, indagou.

 

A “boa comunicação”, segundo Marins é um problema bastante sério que ocorre dentro das empresas. “A imagem que a gente tem no mercado é um problema de comunicação”, afirmou. Outra dica foi a “relevância da informação”, que diz respeito à seleção das informações que servem para cada pessoa, dentre tantas informações que recebemos diariamente. “Foco no cliente, foco no mercado” também foi falado pelo palestrante. “Não adianta ficar pensando apenas internamente”, explicou.

 

A “gestão do conhecimento” também foi abordada por ele. A última dica exposta pelo professor foi a “liderança pelo exemplo”. Segundo ele, as coisas acontecem de cima para baixo, e é necessário que os oficiais dêem o exemplo.

 

Marins terminou a palestra falando que o maior desafio é saber como pensa o consumidor. “É preciso unir-se à Anoreg Brasil, ao Recivil e às entidades representativas de vocês”, finalizou, sendo amplamente aplaudido de pé pelos congressistas que acompanharam a brilhante exposição. 

 

O antropólogo Prof. Luiz Almeida Marins Filho estudou os aborígines australianos e tem larga experiência em projetos no setor privado e público. Palestrante de renome internacional, o Prof. Marins tem 14 livros publicados e mais de três centenas de DVD sobre gestão empresarial.

                                                 

                                                                                Congressistas acompanharam com atenção a palestra ministrada pelo Prof. Marins