Pouso Alegre (MG) – A sétima edição do Curso de Cartosoft e Informática aconteceu nos dias 22 e 23 de maio, na cidade de Pouso Alegre, e recebeu 43 pessoas dos cartórios de registro civil da região. Os objetivos do curso, além de proporcionar os conhecimentos práticos e específicos do sistema, são aumentar a credibilidade da classe perante a população e autoridades do Estado e contribuir para o aprimoramento dos registradores civis.
Assim como nas outras edições, durante o curso foram abordados os seguintes assuntos do módulo Registro Civil: atos de registro de nascimento; casamento; óbito, averbações e impressão das respectivas certidões; relatórios mensais de obrigatoriedade dos registradores; instalação e atualização do sistema; funções de controle de selos e função do módulo caixa para os cartórios.
Sétima edição do Curso de Cartosoft e Informática aconteceu na cidade de Pouso Alegre
As explicações ficaram por conta do supervisor geral do departamento de TI do Recivil, Jader Pedrosa, que contou com o auxílio do analista de desenvolvimento Vitor Frederico Malta no monitoramento durante as aulas e nas dúvidas dos alunos. “Achei o curso muito bom, a turma foi bastante participativa, principalmente porque mais de 90% das pessoas já possuíam o Cartosoft. Como havia muitas novidades do sistema que eles não conheciam, o curso foi importante para passar estas funções para que eles possam aplicá-las no dia a dia da serventia”, comentou Jader.
Este foi o caso de Kátia Maria Zucconi Doná Aguilar, Oficiala do Registro Civil e Tabelionato de Notas de Inconfidentes, que já possuía o Cartosoft, mas não conhecia todas as funções do sistema. “Eu achei o curso muito proveitoso, não sabia que o Cartosoft tinha tantos recursos. Ao mesmo tempo, como é muita informação, acho que precisaríamos ir à outra edição do curso”, contou Kátia que já está colocando em prática o que aprendeu. “Economiza muito tempo”, finalizou.
Ao final do evento, o presidente do Recivil, Paulo Risso, entregou os certificados de participação e falou sobre a importância dos cursos realizados pelo Recivil. “Os cursos que estamos fazendo estão sendo muito bons. Durante o lançamento do Compêndio, que aconteceu no dia 14 de maio, o próprio corregedor, Dr. Célio César Paduani, comentou que as correições que estão sendo feitas nos cartórios de Registro Civil estão excelentes, melhorou muito. Acredito que os cursos do Recivil estão tendo ótimos resultados”, disse Paulo Risso, que também comentou sobre o trabalho que a Arpen Brasil vem fazendo, principalmente, no que diz respeito ao projeto de lei que garante fé pública a Declaração de Nascido Vivo.
Presidente Paulo Risso comentou sobre o resultado dos cursos promovidos pelo Recivil
As ações realizadas pelo Recivil foram comentadas pela Oficiala de Poço Fundo, Vera Lúcia dos Anjos Noronha, no encerramento do curso. Segundo Vera, o trabalho que o presidente Paulo Risso vem fazendo é bastante louvável. “O Recivil vem fazendo um trabalho nas comunidades mais afastadas, mais longínquas, com a assistência aos quilombolas, aos índios, aos ciganos, aos moradores de rua, e isso tudo são atos louváveis. O registro civil não é um cartório para ganhar dinheiro, é um cartório para beneficiar a sociedade, e isso que falta os políticos e o CNJ compreenderem, porque eles nos tratam como se víssemos somente a parte material, só o dinheiro, mas não visamos isso, o nosso trabalho é muito mais social”, disse Vera.
A Oficiala Vera Lúcia dos Anjos Noronha comentou sobre o trabalho social feito pelos cartórios de registro civil
Durante o curso, os alunos ouviram as instruções do advogado do Recivil, Felipe Mendonça, sobre as obrigações do registrador civil ao Poder Público, no que diz respeito ao envio dos relatórios e informações. Os alunos que não tinham o Cartosoft receberam o cd para a instalação do sistema.
A próxima edição do curso acontecerá em Divinópolis, nos dias 5 e 6 de junho.