A Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (16) que analisará a questão do casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país, informa a agência France Presse.
O Supremo examinará quatro recursos de casais homossexuais que querem se casar ou ter seu matrimônio reconhecido nos Estados de Ohio (norte), Michigan (norte), Tennessee (sul) e Kentucky (centro), onde o casamento gay é proibido.
O mais alto tribunal dos Estados Unidos concedeu uma audiência de duas horas e meia para ouvir os argumentos das partes sobre a interpretação da 14ª emenda à Constituição e sua relação com o casamento gay.
A 14ª emenda garante igualdade de direitos para todos.
Em uma audiência programada para a segunda quinzena de abril, os nove juízes do Supremo tratarão de responder a duas perguntas: "A 14ª emenda exige que um Estado autorize o casamento entre pessoas do mesmo sexo?" e "A 14ª emenda exige que um Estado reconheça o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo se este matrimônio foi legalmente autorizado e celebrado fora deste estado?"
Segundo a Reuters, o governo Obama pedirá à Suprema Corte que legalize o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país.
"Esperamos apresentar um memorando 'amigo-da-corte' que vai instar o Supremo Tribunal Federal a tornar a igualdade no casamento uma realidade para todos os norte-americanos", disse o secretário de Justiça, Eric Holder, numa mensagem publicada no Twitter por um porta-voz do departamento.
Fonte: G1