TJRJ ganhou nesta quarta, dia 25, dois ‘cartórios sobre rodas’

O Tribunal de Justiça do Rio recebeu nesta quarta-feira, dia 25, dois ônibus da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro para o programa Justiça Itinerante.  Segundo o presidente do TJRJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, “com esses novos veículos, ampliaremos o acesso da população carente à Justiça”. 

“A Fetranspor deu demonstração de sensibilidade social ao doar os dois ônibus. Os veículos foram totalmente adaptados e legalizados pela Federação. No cartório itinerante, o juiz consegue enxergar melhor a realidade da população”, explicou o presidente do Judiciário fluminense.

O presidente da Fetranspor, Lélis Marcos Teixeira, elogiou o Justiça Itinerante e afirmou que não poderia estar longe deste trabalho, pois ele “vai ao encontro dos anseios do povo, nos mais longíquos rincões”.

O Projeto Justiça Itinerante é uma iniciativa que tem por objetivo levar o Poder Judiciário às áreas mais pobres da sociedade, distribuindo a Justiça de modo mais equânime no Estado.   Com as novas aquisições, o TJ passa a contar com seis ônibus.

Segundo a coordenadora do Projeto, desembargadora Cristina Tereza Gáulia, os ônibus funcionam como um cartório móvel, onde são tiradas dúvidas sobre procedimentos judiciais e resolução de conflitos nas áreas de Família, Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso, Juizados Especiais Cíveis, Juizados Especiais Criminais e de Registro Civil de Pessoas Naturais.

No ano passado, o TJ inaugurou núcleos da Justiça Itinerante nas áreas das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) da Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro e  Batan. Além disso, o Projeto também está presente, semanalmente, em diversos pontos do Estado: Jardim Catarina, Macuco, Mesquita, Tanguá, Areal, Campos dos Goytacazes (Tocos e Santo Eduardo), Carapebus/Quissamã, Comendador Levy Gasparian, Duque de Caxias e Manilha. Após o carnaval, será a vez da Rocinha receber os serviços do Justiça Itinerante.

Estiveram presentes também na solenidade: os ex-presidentes do TJRJ, desembargadores Sergio Cavalieri Filho e Murta Ribeiro; as juízas Simone Lopes e Luciana Losada; o vice-presidente da Rio Ônibus, Octacílio Monteiro; Márcia Vaz, gerente de Responsabilidade Social da Fetranspor, entre outros.

 

Fonte: TJRJ