Travessia leva documentação básica à população carente

Moradores dos novos municípios atendidos pelo programa Travessia, do Governo de Minas, terão acesso a documentos básicos, como Carteira de Identidade, certidões de Nascimento, de Casamento e de Óbito. Os documentos são indispensáveis para que a população atendida tenha condições de ser beneficiada pelas ações do programa, como cursos de qualificação e políticas socioassistenciais.

O Travessia é um dos programas estruturadores do Governo de Minas e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), priorizando seis áreas de atuação: saneamento; intervenções urbanas; saúde; gestão social; educação e renda.

A ação será dividida em seis etapas. A primeira começou no dia 11 deste mês em Águas Formosas, Joáima, Palmópolis e continua nos municípios de Santa Helena de Minas (segunda – 16), Bertópolis (terça – 17) e Umburatiba (quarta – 18). A ação tem a parceria das prefeituras, Uai Móvel, postos do Sine e Recivil.

A etapa seguinte será realizada em abril em Serra dos Aimorés, Ouro Verde de Minas, Frei Gaspar, Nova Belém e São João Manteninha. Antes de iniciar a caravana da documentação, foi feito um levantamento das demandas dos municípios e desenvolvida ações para mobilizar a população. Um panfleto com todas as informações sobre a iniciativa explicando a importância dos documentos foi distribuído nas comunidades.

Os municípios de Caraí, Catuji, Itaipé, Novo Oriente de Minas, Pavão, Itinga, Padre Carvalho, Cristália, Botumirim, Itacambira, Pote, Ladainha, Novo Cruzeiro, Angelândia, Aricanduva, São Gonçalo do Rio Preto, Virgem da Lapa, José Gonçalves de Minas, Berilo, Francisco Badaró, Jenipapo e Chapada do Norte vão receber a caravana nos meses seguintes.

No ano passado, a ação de Inclusão Civil emitiu cerca de 2.500 documentos aos moradores das cidades de Setubinha, Franciscópolis, Jampruca, Governador Valadares e Ribeirão das Neves.

O Travessia foi lançado em 2008 e, em seu primeiro ano de atividade, atendeu cinco cidades: Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Setubinha e Franciscópolis, no Vale do Mucuri, Jampruca e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Neste ano foi expandido mais 35 municípios, beneficiado cerca de 338 mil pessoas.

O programa consiste em atender as demandas prioritárias definidas em parceria entre os municípios e o Estado, articulando ações conjuntas das secretarias de Estado nas áreas de saúde, educação, saneamento básico, geração de renda e obras de infraestrutura. As ações, executadas simultaneamente, são coordenadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

 

Fonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais

Leia mais:

Presidente da ALMG participa do lançamento do projeto Travessia 2009

Programa Travessia chega a mais 35 cidades de Minas