Programa que combate pobreza conta com ação simultânea de 22 secretarias
O governador Antonio Anastasia participou, ontem, no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, da apresentação do balanço das atividades do programa Travessia. Lançado em 2008 pelo Governo de Minas, o programa está combatendo a pobreza nas cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por meio da ação integrada entre 22 secretarias e órgãos estatais.
Durante a solenidade, foi anunciada a adesão de mais 120 cidades ao programa, beneficiando diretamente população estimada em 900 mil pessoas. Com a expansão, serão 230 municípios contemplados em todo o Estado, totalizando dois milhões de pessoas atendidas. As ações do Travessia são desenvolvidas principalmente nas áreas de saúde, educação, geração de renda, infraestrutura urbana, saneamento e capacitação profissional. O investimento do Governo de Minas nas ações soma R$ 600 milhões.
Desafios
Segundo o governador, o desafio de melhorar as condições econômicas e sociais dos pequenos municípios sempre foi prioridade para o Governo de Minas. Ele ressaltou que entre as 853 cidades mineiras, mais de setecentas têm população inferior a 10 mil habitantes, que permaneceram por décadas à margem do desenvolvimento. De acordo com o governador, o Travessia foi criado para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nesses municípios.
"A maioria dos municípios atendidos está localizada no chamado Grande Norte, região que abrange o Norte do Estado e os vales do Jequitinhonha e Mucuri. O Travessia reflete toda ação de Governo e pode ser definido como a passagem de uma situação que não é boa para uma que inova, que dá esperança. O Travessia leva água encanada, luz elétrica, melhoria para as casas, mas, o mais importante é a atenção e o respeito do Governo com as pessoas. O fundamental é que o Travessia faz de cada indivíduo um cidadão em um sentido amplo", afirmou o governador em pronunciamento.
Avanços
O governador ressaltou que as ações do Travessia atingem diretamente as pessoas em suas comunidades, promovendo inclusão social, geração de renda e melhoria efetiva na qualidade de vida das pessoas.
"O balanço é positivo. Vimos aqui o testemunho dos prefeitos, pudemos conversar com eles, prefeitos de todos os partidos, que há um empenho muito grande nesse projeto, que é um projeto social de grande alcance e que atinge diretamente o cidadão na sua comunidade, comunidade carente, que, aos poucos, é transformada em uma sociedade mais inclusiva", disse ele.
Fonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais
Leia mais:
Projeto Travessia chega ao Vale do Jequitinhonha e Mucuri
Travessia faz novo repasse de recursos
Recivil participa de lançamento da nova etapa do programa Travessia
Travessia leva documentação básica à população carente