Tribunal de Justiça planeja intervir em mais de quarenta cartórios do Piauí

A Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Piauí informou que existem mais de 40 cartórios sob risco de intervenção no Estado, na capital e no interior. A Corregedoria estava utilizando servidores para assumirem interinamente os cartórios onde a situação é mais complicada e já sofreu intervenção por conta de irregularidades. Vários procedimentos foram abertos para apurar denúncias e infrações.

 

"Nós temos uma situação difícil no Piauí e o concurso de cartórios não teve fim e está pendente com ações no STF e no CNJ", comentou o corregedor do TJ, desembargador Ricardo Gentil Eulálio.

 

Ele falou de problemas generalizados em vários cartórios, onde foram verificadas irregularidades. Foram abertos procedimentos que estão em andamento para apurar. A Corregedoria levantou um relatório conclusivo sobre esses procedimentos para tomar as medidas necessárias.

 

"Vários cartórios vão passar por intervenção. Mas não podemos adiantar e nem de onde são. Ainda não aconteceu pela ausência de interinos e tem dificuldades de pessoal para assumir esses cartórios na capital e no interior, apesar da rentabilidade existe essa dificuldade de pessoal para assumir", explicou o desembargador.

 

Ricardo Gentil disse que não saberia precisar o número e não poderia se precipitar quanto a isso. A Corregedoria só vai dar mais detalhes depois das investigações concluídas.

 

Em aproximadamente um ano, quatro cartórios no Piauí passaram pelo processo de intervenção. O Cartório do 2º Ofício de Notas e Registro de Imóveis de Teresina, sofreu intervenção. Os cartórios em três municípios do Sul do Piauí também tiveram intervenção.

 

 

Fonte: Site 180 Graus