Um simples erro de digitação no momento da lavratura de um registro civil pode causar problemas para o cidadão que geralmente só são percebidos quando outro documento for emitido, como a carteira de identidade. Mas o processo pra correção desses erros é fácil e pouca gente sabe disso.
Primeiramente é necessário verificar como estão os dados no livro do cartório. Se for verificado que se trata apenas de um erro de digitação na certidão, o próprio oficial poderá realizar a correção. No caso dos erros simples, como por exemplo troca de letras, encontrados também no livro do cartório, o oficial, de forma administrativa, irá encaminhar um ofício para o Ministério Público que irá autorizar a correção.
Em casos mais complexos é necessária a intervenção de um advogado, para solicitar a correção e encaminhar para o juiz e promotoria que irão avaliar a solicitação.
Em ambos os casos o oficial de registro civil está habilitado pra orientar o cidadão. É aconselhável conferir os dados do documento no momento que ele for expedido.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil