Inspeção da CGJ mostra situação precária nos cartórios de Teresina.
Desembargador anuncia realização de concurso com 314 vagas.Os usuários de cartórios em Teresina reclamam da falta de estrutura e do mau atendimento prestado nestes locais. Longas filas, demora no atendimento e desconforto são resultados do número pequeno de cartórios na capital e da falta de estrutura oferecida aos cidadãos.
Para o corretor de imóveis Olegário Lucas, esses problemas são um desrespeito à população. “Um cartório não é suficiente para atender toda a demanda. O local fica lotado e não tem funcionários para atender a todos. Perdi mais de cinco horas e ainda não consegui resolver meu problema”, disse.De acordo com inspeções feitas pela Corregedoria Geral de Justiça, na maioria dos cartórios do estado falta material de expediente e funcionários.
“Alguns funcionários destes cartórios não trabalha de carteira assinada ou recebem menos de um salário. O armazenamento de documentos é feito de forma errada e em muitos não há material de escritório”, alerta o Corregedor de Justiça, Francisco Paes Landim.
Segundo o desembargador do Tribunal de Justiça, Fernando Mendes, dentro de 30 dias será divulgado o edital do concurso para preenchimento de vagas nos cartórios piauienses.
“No concurso para os cartórios, serão disponibilizadas 314 vagas para as novas e também para unidades já existentes em todos os municípios do Piauí. No estado 106 municípios não têm cartórios”, disse.
Fonte: G1