Uma comitiva do Recivil participou do Congresso Nacional de Registro Civil – Conarci 2022, organizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), nos dias 13, 14 e 15 de outubro, em São Paulo.
Estiveram presentes acompanhando as palestras o presidente Genilson Gomes; os diretores Wellington de Lima Mota, Alexandre Barbosa Barreto e Letícia Maculan; as advogadas Flávia Mendes e Luisa Lamaita; a coordenadora de projetos sociais, Leila Xavier; além dos registradores mineiros Elaine de Cássia Silva, Érico Magalhães, Érika Marciana, Gustavo Furtado, João Paulo Antunes, Jovivo Cheik, Luís Marcelo Theodoro, Maria Helena Rosato, Paloma Teixeiras, Serciane Bousada, Vera Lúcia Vieira, Walkíria de Almeida e Walter Henrique Alvim.
No primeiro dia do Congresso houve a apresentação do Conarci Acadêmico, primeira edição do evento de caráter científico que destaca artigos acadêmicos submetidos por registradores civis, advogados e juristas de todo o país. O oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais de Poço Fundo, Luís Marcelo Theodoro de Lima Junior, juntamente com a diretora do Recivil e titular do Cartório do Registro Civil e Notas do Distrito de Barreiro, em Belo Horizonte, Letícia Franco Maculan Assumpção, ganharam o 5º lugar na premiação com o artigo intitulado: “A Lei 14.382 de 2.022 e as Alterações de Prenome Diretamente nos Ofícios de Registro Civil das Pessoas Naturais”.
Já o segundo dia foi marcado por debates atuais e que impactam no registro civil como a inseminação caseira, poliamor, gênero, cor e nome.
Encerrando o encontro, no último dia do evento nomes conhecidos como Miguel Falabella e Regina Navarro debateram sobre arte como instrumento de inclusão e denúncia social e novas formas de amar.
Confira alguns registros do evento:
Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil