A cerimônia oficial de abertura do XI Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro ocorreu na noite do último domingo (15/11), no hotel Othon Palace, no Rio de Janeiro. O evento, que ocorre até o dia 18 de novembro, tem como tema “A importância da função dos cartórios na desburocratização e desjudicialização das relações privadas”.
Neste importante encontro compareceram mais de 400 pessoas, entre tabeliães, registradores, advogados, juízes, promotores, membros do Ministério Público, assim como funcionários dos serviços notariais e de registro e estudantes de direito.
A mesa diretora foi presidida por Rogério Portugal Bacellar, presidente da Anoreg-BR e Márcio Braga, presidente da Anoreg-RJ. Como convidados, os demais membros da mesa eram renomadas autoridades: ministro Fernando Gonçalves (STJ), ministro Hamilton Carvalhido (STJ), ministro Luiz Fux (STJ), ministro Benedito Goncalves (STJ), ministro da Previdência Social, José Pimentel, presidente do INSS, Valdir Simão, corregedor-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Célio César Paduvani, secretário do Estado de Minas Gerais, Manoel Costa, secretário do Estado do Amazonas, George Tasso Calado, deputado federal Alex Canziani, secretário de Justiça do Estado do Paraná, Jair Ramos Braga, presidente do Instituto dos Registros e do Notariado de Portugal, Fernando Figueiredo e representante do procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, promotor Sávio Bittencourt.
O presidente Rogério Bacellar agradeceu a presença dos membros da mesa, dos convidados, bem como de todos os presidentes das Anoregs Estaduais e presidentes dos Institutos Membros que se deslocaram para o Encontro. Em seguida, informou os reais objetivos da Anoreg-BR, sua atuação nacional e declarou aberto os trabalhos .
O presidente Márcio Braga, como anfitrião, reiterou os agradecimentos e chamou atenção para o resultado da pesquisa do Datafolha, onde os serviços dos cartórios figuraram como um dos primeiros em credibilidade e confiança dos usuários. Pediu licença para apresentação de pequeno filme que enumerava essas qualidades. Demonstrou, também, a Central de Certidões do Rio de Janeiro – Rio Rápido, local onde qualquer cidadão pode pedir certidões dos serviços notariais e de registro, de forma fácil e ágil.
Após os discursos das autoridades foi realizado o lançamento da Revista Fé Pública, que traz reportagens sobre os assuntos debatidos no evento. Em seguida, foi oferecido um coquetel no restaurante do hotel onde todos os presentes puderam confraternizar.
Fonte: Anoreg-BR