Recivil promove curso de Cartosoft e Notas em Teófilo Otoni

Teófilo Otoni (MG) – O aprimoramento de registradores e notários é sempre importante para a prática diária dos serviços extrajudiciais. Conhecer as novidades da legislação, novos procedimentos e mecanismos de trabalho está se tornando, a cada dia, os objetivos de muitos Oficiais e Tabeliães de todo o Estado de Minas Gerais.

Foi pensando nisso que o Recivil promoveu na cidade de Teófilo Otoni, simultaneamente, nos dias 31 de julho e 1° de agosto, os cursos de Cartosoft e Informática e o Curso de Qualificação – Módulo Tabelionato de Notas, antigas solicitações da região.

Sessenta e seis pessoas participaram dos cursos na cidade de Teófilo Otoni

“Outro fator extremamente importante é a oportunidade de entrosamento entre os notários e registradores da região, que muitas vezes só se conhecem pelo nome. É comum deparar com um deles dizendo: mas então é você que é Fulano de Tal? Que prazer em conhecê-lo pessoalmente!”, completou Nildéia.

Ao todo, 66 pessoas participaram dos cursos ministrados pela Tabeliã de Teófilo Otoni, Karina Santana Pinheiro, e pelo supervisor geral do departamento de Tecnologia da Informação do Recivil, Jader Pedrosa.

A tabeliã de Teófilo Otoni, Karina Santana Pinheiro, foi a instrutora do curso de Notas

O curso de notas abordou temas que ainda causam dúvidas entre os Tabeliães, como explicou Karina. “No âmbito das serventias a dificuldade maior é com relação a partilha, porque o Tabelião que lavra essas escrituras tem que ter um conhecimento do direito de sucessões, direito de família, obrigações, contratos, e isso acaba dificultando um pouco a lavratura dos atos”.

Karina explicou que foram abordadas as dúvidas de maior frequência, como os regimes de bens, cobrança de emolumentos, o que deve ser orientado, as responsabilidades das partes e dos Tabeliães e Oficiais. A Tabeliã também comentou sobre a importância da qualificação. “Fico muito feliz, principalmente porque sei que a demanda por qualificação dos profissionais como nós é muito importante, e fico feliz mais uma vez de saber que o Recivil está preocupado e defendendo o interesse da classe, promovendo esse curso”, disse.

As dúvidas dos alunos sobre os atos de notas foram esclarecidas durante o curso em Teófilo Otoni

No curso de Cartosoft e Informática, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todas as funções do sistema que foram acompanhadas na prática, por meios de notebooks disponibilizados pelo Sindicato. O instrutor Jader Pedrosa falou sobre a participação dos alunos. “O curso em Teófilo Otoni foi bastante proveitoso. Muitos Oficiais já utilizavam o Cartosoft e puderam conhecer um pouco mais das vantagens do sistema. Os que ainda não tinham se interessaram bastante e acredito que vão passar a usar a partir de agora”, comentou Jader.

Jader explicou aos presentes sobre as funções do Cartosoft

Este é o caso da Oficiala do Distrito de Mucuri, Iva de Freitas Ferreira, que ainda utiliza os livros manuscritos. “Estou com vontade de encerrá-los e passar para o Cartosoft, porque eu sinto que se eu não fizer isso agora, eu vou ficando muito aquém, eu não vou acompanhar (o avanço da tecnologia), e já estou ficando para trás”, disse Iva.

A Oficiala de Pavão, Maria da Glória de Almeida Ribeiro, e seu marido Wilson Ribeiro, estiveram no município pela segunda vez participando dos cursos oferecidos pelo Recivil. A primeira vez foi em outubro de 2008, quando assistiram juntos o Curso de Qualificação, módulo Registro Civil. Desta vez, Maria da Glória participou do curso de Notas e seu marido do curso de Cartosoft.

“Eu achei um excelente curso, tirou todas as dúvidas. Eu tinha mais necessidade de fazer o curso de notas, principalmente para saber mais sobre as escrituras, que era o que eu tinha mais dúvidas, aí pedi que ele (marido) fosse para o curso do Cartosoft, e eu ficasse no de notas para eu me atualizar um pouco”, explicou.

A Oficiala de Teófilo Otoni falou sobre sua satisfação com a realização dos cursos. “Sempre fui adepta da interiorização. Entendo que temos o dever de levar o conhecimento onde ele se faz necessário, por isso tentei abranger o maior número de serventias possíveis, convidando para os cursos todos os cartórios das 15 comarcas localizadas na região. A adesão foi muito grande, todas as comarcas estiveram presentes, para minha alegria e realização”, disse.

Alunos que participaram do curso de Cartosoft posam para foto com os certificados em mãos

Para Nildéia, o Recivil tem cumprido seu papel. “É o Sindicato comprometido com a qualidade dos serviços prestados pelos registradores civis e com a modernização das serventias. É o Recivil cumprindo o seu papel de Sindicato ativo, comprometido com o sucesso profissional de seus associados em benefício de toda a sociedade e, ainda, promovendo o entrosamento e o fortalecimento da classe”, finalizou.


Turma do curso de Qualificação – Módulo Notas posa com certificados ao término do evento


 A tesoureira do Recivil, membro da Comissão Gestora e oficiala de Teófilo Otoni, Maria Nildéia de Almeida Borges, falou sobre a importância de cursos de aprimoramento. “Estes cursos são da maior relevância, pois levam aos Oficiais e notários do interior do Estado a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, esclarecer suas dúvidas e até mesmo de aprender novas técnicas de trabalho, conhecer a legislação mais recente”, disse.