Nesse sábado, 13 de junho, foi comemorado, pelos católicos, o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, vários hábitos ao redor do mundo vêm sendo alterados e, com os casamentos, não foi diferente. Em Minas Gerais, a celebração do casamento civil tem sido feita por meio de videoconferências desde abril deste ano.
Welton Adriano de Souza, de 36 anos, e Heloísa Helena, de 40, foram os primeiros noivos, no estado, a viverem essa experiência. O casal, que é de Belo Horizonte, se conheceu pela internet, nem imaginava que também se casaria por lá.
“A gente já estava com o casamento agendado para ser presencialmente, no início de abril. Mas, devido à pandemia, o cartório acabou adiando a data. Depois de algum tempo, eles vieram com a proposta de fazer a celebração online e concordamos na hora”, conta Welton.
No momento da união, os noivos estavam na presença apenas das testemunhas. Embora os familiares não pudessem estar perto, a celebração pôde ser vista por muita gente. “Nós queríamos estar com todos nossos amigos e familiares, mas o lado bom é que até as pessoas que estão longe, e que não poderiam estar conosco, acabaram acompanhando também. Como o casamento é gravado, eu mandei o link para todos acompanharem”, explica Welton.
Como funciona
A registradora do Cartório de Registro Civil e Notas do Distrito do Barreiro, Letícia Franco, explica que o casamento online segue os mesmos protocolos do tradicional "a celebração online é igualzinha à presencial e tem a mesma validade também. Apenas o formato que é diferente", explica.
Desde o casamento de Welton e Heloísa, no dia 30 de abril, o cartório já oficializou várias uniões, como conta Franco "até agora no cartório do Barreiro já foram celebrados 26 casamentos na modalidade online", afirma.
Veio pra ficar
A expectativa dos cartórios é que esse modelo de casamento continue existindo mesmo depois da pandemia, como explica Franco.
"Ele é uma alternativa quando as pessoas não podem vir ao cartório. E há casos em que não tem outro jeito: um dos noivos está de cama ou doente, por exemplo".
Em Belo Horizonte, os cartórios já voltaram a celebrar casamentos na forma presencial. Agora, a escolha fica por conta dos noivos. Se for presencial, no entanto, devem comparecer apenas os noivos e as duas testemunhas, todos com máscara de proteção.
Para os casais que ainda têm dúvidas sobre esse formato de casamento, Welton faz questão de mandar o seu recado: “o amor tudo supera, até mesmo a dificuldade e a adversidade do dia a dia. Não tenha medo de correr atrás dos seus sonhos e dos seus ideais”, finaliza.
Fonte: Rádio Itatiaia