Ação social em Minas Gerais reuniu quase duas mil pessoas

Crianças, jovens e adultos. Todos aproveitaram muito bem o dia 21 de julho, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Às 8h30min já havia dezenas de pessoas fazendo fila na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), no bairro San Genaro, esperando para participar do grande evento realizado na região. Uma parceria entre o Recivil e o Qualivida (Instituto para a Promoção da Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador) levou a cerca de 1.800 pessoas da região diversos serviços gratuitos.

 

As crianças se divertiram o dia inteiro com a rua de lazer e com a biblioteca. Jovens e adultos aproveitaram a ocasião para tirar a segunda via de certidões, carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, além de procurarem atendimento jurídico e psico-social e informações nos stands do Conselho Tutelar, Polícia Militar, zoonoses e saúde bucal.

 

                                           

                                                                                                              Crianças aproveitaram o dia com a rua de lazer

 

 

Edinólia dos Santos, de 50 anos, foi ao evento para tirar a segunda via da carteira de identidade. Segundo ela, esta foi uma oportunidade única. “Ia ficar difícil tirar a segunda via, porque lá em casa são sete pessoas, meu marido teve derrame e está desempregado. O único salário que a gente recebe são 95 reais do Bolsa Família”. 

 

O dia também foi muito especial e inesquecível para 15 casais que puderam oficializar a união através do casamento comunitário. A primeira parte do casamento foi realizada no cartório de registro civil com a assinatura do livro. Logo após, os casais se dirigiram a UAI onde o juiz de paz, Adilson Lopes de Souza, entregou as certidões de casamento e os casais fizeram a troca das alianças.

 

Edilson Ferreira dos Santos e Cecilia Izabel Silva, juntos há nove anos, não se casaram antes porque não tinham condições financeiras, mas a emoção que eles sentiram ao se casar oficialmente superou qualquer dificuldade. “É uma emoção primeira, porque meu sonho sempre foi casar legalmente. É uma emoção muito forte, não sei nem como explicar. Eu agradeço muito a Deus por essa alegria”, explicou Cecília.

 

                                             

                                                                         Casais trocaram alianças durante o casamento comunitário realizado no município

 

 

O bairro San Genaro, onde foram oferecidos os serviços, é muito pobre e distante do centro de Ribeirão das Neves. Segundo a coordenadora geral da UAI, Maria Inês Ferreira, foi essa situação que motivou a realização desse evento. Ela explicou que a dificuldade de locomoção muitas vezes impede que as pessoas tenham acesso à documentação. Para Maria Inês, o evento superou as expectativas e deixou as pessoas satisfeitas. “As pessoas estão plenamente satisfeitas com os serviços oferecidos. As pessoas não estão vendo somente as pessoas da UAI atendendo, elas estão vendo também outros parceiros, como o Recivil”.

 

Um parceiro importante foi a Rádio Sintonia, que tem abrangência em todo o município, e que divulgou o evento durante toda a semana, além de fazer a cobertura ao vivo direto do local. Outro parceiro que foi fundamental para o sucesso do evento foi o oficial Celso Nogueira de Morais, que abriu as portas de seu cartório para realizar o casamento comunitário e também as segundas vias de certidões. Para ele, o evento do dia 21 de julho foi um passo de muita importância, já que atendeu uma comunidade carente do município. Celso também parabenizou o Recivil pelo trabalho realizado em Ribeirão das Neves e disse que acompanha as atividades desenvolvidas pelo Sindicato.  “O Recivil atua de maneira importantíssima. Tenho acompanhado o trabalho do Paulo (presidente do Recivil) e da equipe dele. É um trabalho maravilhoso que eles vêm fazendo. É um exemplo para o Brasil”.

 

                                             

                                                                 Oficial Celso Nogueira de Morais e o juiz de paz Adilson Lopes de Souza também participaram do evento

 

 

De acordo com a Unidade de Atendimento Integrado, foram emitidas a seguinte quantidade de documentos:

 

Carteira de identidade

368

CPF

68

Carteira de trabalho

51

2ª via de certidão de nascimento

136

2ª via de certidão de casamento

36

2ª via de certidão de óbito

2

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Recivil